Qual Azeite Gallo pode ir ao fogo?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Azeite Tipo Único Gallo 500ml: O azeite tipo único é ideal para refogar e cozinhar alimentos, pois mantém suas propriedades mesmo quanto exposto à altas temperaturas. Possui sabor extra suave, adequando-se a diversos tipos de pratos.

Deixe de lado o mito que ele não pode ir ao fogo. Apenas dê preferência ao azeite virgem para cozimentos e ao extra-virgem para alimentos que não vão serão aquecidos.

Ideal para. Cozinhar e temperar todo o tipo de pratos, para quem escolhe dar uma intensidade de sabor marcante e persistente às suas criações culinárias. Experimente em vegetais grelhados ou como base para cozinhar carnes. Também pode experimentar com pão fresco e especiarias.

Cada azeite Gallo revela uma intensidade de sabor diferente: Azeite de Oliva Gallo e sua intensidade Extra-Suave, Azeite Gallo Extra Virgem com seu sabor Original e Azeite Gallo Extra Virgem Reserva com o sabor Intenso.

Azeite de Oliva Extra Virgem

Pois bem, muitos óleos perdem as propriedades quando aquecidos, porém o Azeite de Oliva Extra Virgem é um dos que detém melhor a temperatura, podendo chegar a 180°C sem alteração ou degradação do produto, ou seja, muito maior do que muitos óleos que podemos encontrar no mercado.

azeite de oliva

O azeite de oliva tipo único Gallo é perfeito para refogar e preparar os alimentos, pois mantém suas propriedades naturais mesmo em altas temperaturas. Por isso, ele pode ser utilizado para substituir vários tipos de gorduras, como o óleo de soja e a manteiga.

Segundo Katya Salomão, azeites com rótulos vermelhos não têm ligação com a ideia de serem ideais para serem aquecidos e não devem ser consumidos.

Dar preferência para o azeite extra-virgem: pois ele contém mais nutrientes e menor acidez. Quando não for possível, escolha o virgem. Escolher o azeite com acidez até 0,8%: quanto menor a acidez, mais puro e melhor a qualidade do azeite.

A desvantagem mais popularmente citada em relação a fritar com azeite de oliva é que se trata de um óleo cujo “ponto de fumaça” é muito baixo. O ponto de fumaça é tecnicamente o ponto de aquecimento do óleo em que ele começa a se degradar e liberar substâncias relativamente tóxicas e nocivas à saúde.

O azeite extra virgem é rico em antioxidantes que combatem a oxidação. Por isso, pode ser submetido ao cozimento. Quanto mais antioxidantes, mais resistentes à oxidação. O ponto de fumaça do azeite extra virgem é em torno de 375 a 420º, outro motivo que o faz ser ótima escolha para cozinhar.

  • Ancestral. Grande Escolha. Colheita Madura.
  • Especial Brasil. Reserva. Orgânico. Clássico.
  • Orgânico. Azeite de Oliva Tipo Único. Dia a Dia.

Do suave ao mais intenso
A escolha depende do gosto e da intensidade de sabor pretendida nos pratos: Gallo Suave para uma intensidade leve, Gallo Clássico para uma intensidade de sabor moderada e equilibrada.

Acidez máxima 0,5%. NÃO CONTÉM GLÚTEN. * %Valores Diários com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kj.

Toda refeição é especial com a Gallo
Com o azeite Dia a Dia da Gallo, toda refeição deve ser tratada como um banquete. Por isso, a fórmula foi desenvolvida com um sabor extra suave para acentuar o sabor dos alimentos e deixá-los ainda mais ricos, com um leve toque de azeite que só a marca consegue trazer.

Já esse é o segundo óleo tirado das azeitonas, tem até 2% de acidez e o sabor dele pode ser suave e levemente adocicado.