Qual aveia engorda?

Perguntado por: ojesus . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A aveia não engorda, muito pelo contrário. A aveia contribui bastante para a perda de peso, e esse efeito se deve às fibras que ela contém, tanto as solúveis quanto as insolúveis.

A melhor forma de utilizar a aveia é na forma de flocos, pois possui uma boa quantidade de fibras que é capaz de aumentar a sensação de saciedade e favorecer o emagrecimento. As formais mais processadas, como farinha ou farelo, possuem menos fibras e, por isso, podem ter menor impacto no emagrecimento.

Qual o melhor tipo de aveia? Apesar de todas as formas da aveia serem saudáveis, Lívia indica o consumo do farelo de aveia em detrimento dos demais produtos. “Ele contém altas concentrações de betaglucana, uma fibra que tem a capacidade de absorver água e regular o intestino”, pontua.

Mingau de Fubá: Fonte de carboidratos e rico em fibras, essa composição é muito utilizada para combater a desnutrição. Contudo, por ser altamente calórica, as pessoas que estão em dieta para perder peso e diabéticos precisam estar atentos.

farinha de mandioca

A farinha de mandioca é rica em carboidratos e calorias e, por isso, quando consumida diariamente e em grandes quantidades, pode favorecer o ganho de peso.

Flocos finos: passa pelo mesmo processo da aveia flocos grossos, mas com a adição de uma rápida moagem ao final para deixá-lo em um formato menor. Este processamento a mais não muda em nada o perfil nutricional do produto em relação aos flocos grossos.

A diferença está, basicamente, no processamento da aveia. Enquanto os flocos são originários dos grãos prensados, o farelo e a farinha são obtidos pelo processo de moagem, sendo que o primeiro é proveniente das partes mais externas do grão e a farinha da parte interna do cereal.

QUAKER | Farelo de Aveia Quaker
Por ser rico em beta glucana, uma fibra que contribui para reduzir a absorção do colesterol, o farelo de aveia Quaker é um ótimo aliado para a saúde. Segundo a marca, consumir 40 g diários é o suficiente para reduzir o colesterol.

Depois dos flocos, o farelo de aveia é a opção mais nutritiva. O farelo é parte mais externa do grão, onde temos menos carboidratos e muitas proteínas e fibras solúveis que retardam a absorção da glicose e diminuem o colesterol além de promover saciedade.

A aveia é uma fonte natural de melatonina, um hormônio que ajuda a controlar o ciclo do sono. Se você precisa de um lanche antes de dormir, coma uma pequena tigela de mingau de aveia ou um biscoito de aveia.

Flocos finos: a diferença entre esta versão e a de flocos espessa é que inclui o processo de moagem, que deixa os flocos menores. A versão é mais calórica (2 colheres contêm 120 cal contra as 90 cal da aveia em flocos prensada), no entanto tem mais proteínas (4 g contra 3,7 g da aveia flocada).

É rica em vitaminas, proteínas e minerais como ferro, cálcio e magnésio que ajudam a proporcionar sensação de saciedade por mais tempo; Ajuda na produção do bolo fecal, evitando inchaço abdominal e auxiliando na evacuação; Fonte de antioxidantes, famosos na prevenção de efeitos do tempo.

Os grãos da aveia branca são utilizados tanto na alimentação animal como humana, já a aveia preta apresenta reduzida produção de grãos e não apresenta qualidade industrial devido a coloração escura, menor tamanho e baixo rendimento de grãos (Sá, 1995).

Esse poder emagrecedor do mingau vem do seu principal ingrediente. A aveia ajuda a perder peso porque é rica em fibras e garante saciedade, evitando a fome e controlando a compulsão. Além disso, possui minerais importantes como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E e proteínas.

Falando de maneira simples, é errado pensar que a banana engorda, já que ela não possui gordura. Entretanto, elas possuem uma quantidade grande de açúcar, o que pode ser uma boa notícia. O açúcar é transformado em glicose, que é fonte de energia que você precisa em todos os movimentos que faz durante o dia.

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a engordar. Os principais são: a alimentação, o sedentarismo, doenças que favorecem o ganho de peso, uso de medicamentos, genética e idade.