Qual atriz está grávida com 55 anos?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Um caso em especial, porém, movimentou as rodas de conversa: Claudia Raia. Aos 55 anos, a atriz revelou ao público que está à espera de um menino. Sempre autêntica e divertida, a estrela tem compartilhado o período gestacional com os seguidores, inclusive os looks fashionistas.

Na reportagem exibida neste domingo (25), a atriz revelou que a gravidez pegou de surpresa ela, o marido, o ator e bailarino Jarbas Homem de Mello, 53, e até os médicos. Claudia, que congelou de óvulos aos 48 anos e entrou na menopausa aos 50, contou que fez uma fertilização in vitro, mas o embrião não se formou.

A apresentadora Márcia Goldschmidt recorreu à fertilização in vitro para engravidar das gêmeas Yanna e Victória quando tinha 50 anos.

A orientação para quem deseja engravidar acima dos 50 anos é procurar o acompanhamento de ginecologista especialista em fertilidade e um endocrinologista, que poderão avaliar as possibilidades, como o congelamento de óvulos, por exemplo, para que essa postergação seja segura.

Ausência de menstruação, dor nas mamas, cansaço, alterações no sono, variações de humor. Todos esses sintomas acontecem tanto na gestante quanto na mulher na pré-menopausa.

Mas a probabilidade de uma gravidez assim ocorrer de forma espontânea é considerada remota. “Acima de 50 anos, a chance é de 0,1%, uma em cada mil mulheres”, explica Rodrigo Rosa, médico ginecologista especialista em Reprodução Humana e membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).

As mulheres tem adiado cada vez mais a maternidade, a gente já sabe, mas imagine engravidar depois dos 50 anos. Sim, é possível e é a prova de que nunca é tarde para realizar este sonho.

A atriz Solange Couto, que vive Sancha em Ribeirão do Tempo, na Record, está grávida do terceiro filho aos 54 anos. A novidade levanta a questão: gestação tardia é sinônimo de risco ao bebê?

A ovulação ainda pode ocorrer de forma irregular, o que torna possível, sim, engravidar durante a menopausa. Além disso, embora a mulher não produza óvulos de forma natural durante a menopausa, seu útero não envelhece. Por isso, é possível gestar um bebê saudável caso um embrião seja introduzido no útero.

Engravidar depois da menopausa pode, sim, ser possível. Não que uma concepção natural sob essa condição tenha se tornado viável — o que vemos, raramente, são casos de mulheres que engravidam durante o climatério, período pré-menopausa no qual ainda há ovulação.

Como citamos anteriormente, mulheres que querem “ENGRAVIDAR APÓS OS 50 ANOS” na maioria das vezes precisam passar por algum tipo de tratamento. Nestes casos, os procedimentos mais indicados são: Fertilização in vitro (FIV), que é a opção mais viável na maioria dos casos; Doação de óvulos.

A atriz Klara Castanho, de 21 anos, revelou neste sábado (25) que ficou grávida após ter sido estuprada, e que decidiu entregar o bebê para doação legal após o parto. A história veio à tona na esteira do caso da menina de 11 anos, vítima de estupro, que "interrompeu a gestação" aos sete meses.

Recentemente, a modelo britânica Naomi Campbell, 53, anunciou o nascimento de seu segundo filho, cuja gestação foi através de uma barriga solidária.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.

Ao menos três mulheres com mais de 60 anos deram à luz no país no último ano -- sendo duas delas nos últimos meses -- após serem submetidas a procedimentos de reprodução assistida.

Então não desista da sua vida sexual. E apesar das alterações hormonais e da perda da libido, a capacidade da mulher sentir prazer ainda existe, só precisa de um empurrãozinho. As mulheres têm a capacidade de ter orgasmo por toda sua vida, e isso não envelhece.