Qual as propriedades físicas abaixo e específica da matéria?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

As propriedades físicas são propriedades específicas de determinada matéria. São aquelas que podem ser observadas quando há ação mecânica ou do calor (energia térmica). As propriedades que estudaremos são: Densidade, dureza, ponto de fusão, ponto de ebulição, calor específico, permeabilidade, condutibilidade.

As propriedades específicas são classificadas em físicas, químicas, organolépticas e funcionais. Solubilidade e densidade são exemplos de propriedades físicas.

Densidade, dureza, ponto de fusão, ponto de ebulição, calor específico, permeabilidade, condutibilidade.

Existem mais de trinta propriedades específicas da matéria, mas três são as mais usadas na identificação das substâncias, que são: densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição.

Os estados sólido, líquido e gasoso são os mais conhecidos deles, mas há também o plasma, o Condensado de Bose-Einstein, o Gás fermiônico e o Super fluído de polarations. A proximidade e o grau de agitação das moléculas que compõem a matéria é que definem o seu estado físico.

Já as propriedades químicas seriam a eletronegatividade, eletropositividade, raio atômico, raio iônico, raio covalente e eletroafinidade. Contudo, uma classificação melhor seria; propriedades gerais da matéria e propriedades específicas da matéria.

Uma propriedade física pode ser medida ou observada sem alterar a composição química de uma substância. Coloração, dureza, ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade são exemplos de propriedades físicas.

Densidade é uma propriedade específica da matéria que associa a massa de um material ao volume que ele ocupa. É considerada uma propriedade intensiva, pois a densidade é a mesma, independentemente da porção de massa analisada, desde que se mantenham as condições ambientais (temperatura e pressão).

Identifique quais das propriedades a seguir NÃO é uma propriedade geral da matéria. Alternativa correta: c) Combustibilidade.

As propriedades especificas são propriedades da matéria que variam de matéria para matéria, como é o caso da sua densidade, temperatura de fusão e de ebulição, ductibilidade, entre outras.

As propriedades especificas são Organolépticas e Físicas. Na propriedade organolépticas entram o cheiro, a cor, o brilho e o sabor. E na física entram densidade e dureza.

A densidade é uma propriedade da matéria que relaciona a massa e o volume de um corpo. É muito utilizada na química para caracterizar e identificar substâncias, sendo um parâmetro importante em rotinas de controle de qualidade. A densidade pode ser calculada dividindo-se a massa do objeto pelo seu volume.

Estão relacionadas com as transformações químicas, onde ocorre mudança na composição da matéria. Essas mudanças de composição ocorrem por meio de uma reação química, originando novas substâncias. Essas transformações envolvem energia, que pode ser liberada ou absorvida pelo sistema.

A água congela a 0°C e ferve a 100°C (ao nível do mar). A água é também incomum já que a sua forma sólida, o gelo, é menos denso que a forma líquida. É por esta razão que o gelo flutua. A água é denominada por "solvente universal" porque dissolve mais substâncias que qualquer outro líquido.

Propriedades químicas - a própria constituição química do material. Também são propriedades associadas a alterações na composição química do material, por exemplo: fenómenos de corrosão. Propriedades físicas - são propriedades em que não há alterações da composição química.

Matéria, corpo e objeto
A matéria é formada por partículas indivisíveis e constitui o universo observável. Por isso, dizemos que a matéria apresenta massa e volume. Uma parte limitada da matéria é um corpo e quando um corpo recebe uma função específica passa a ser um objeto.

Resposta: As propriedades especificas da matéria recebem esse nome pois elas são especificas de cada tipo de matéria, sendo diferente entre as matérias diferentes.

plasma

O plasma é com frequência chamado o quarto estado da matéria, ao lado dos estados sólido, líquido e gasoso. Ele é criado quando um gás é superaquecido e os elétrons se rompem, deixando partículas eletricamente carregadas.

São eles:

  • sólido;
  • líquido;
  • gasoso;
  • plasma;
  • condensado de Bose-Einstein.

O estado líquido é o mais comum, pois está mais presente em nosso dia a dia. É a água que bebemos, tomamos banho, lavamos roupa e louças e etc. Podemos encontrar, na natureza, a água neste estado nos mares, rios, lagos, riachos, etc.