Qual as 3 fases do casamento?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos
  • fase: Transição e adaptação. São os primeiros anos do casamento. ...
  • fase: Consolidação e chegada dos filhos. ...
  • fase: Transformação. ...
  • fase: Estabilização e ninho vazio. ...
  • fase: Envelhecer juntos.

Crises são comuns durante o casamento, sendo que as dos 3, 7 e 11 anos têm características distintas dentro da vida do casal! Aprenda a reconhecer os sinais e a resolver seus conflitos através dos esclarecimentos de duas grandes especialistas! “Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo.

As crises no casamento começam quando o carinho e o afeto entre os dois diminui e esfria. A partir disso, se iniciam as discussões e desacordos. Parece que o casal não consegue mais se entender, então, um perde o interesse pelo outro e começa a ver defeito em tudo que o outro faz.

Carinho, atenção, diálogo, cumplicidade e harmonia são alguns dos ingredientes que tornam o dia a dia do casal mais amoroso. Apesar de clichê, uma relação deve ser alimentada e tratada com cuidado todos os dias.

Sem comunicação, as mudanças de cada cônjuge o tornam para o outro um estranho. Estar presente é importante, mas estar junto é mais do que isso: é se envolver na vida do outro, com escuta, compreensão e partilha de planos e atividades conjuntas.

Falta de intimidade
O desinteresse pode durar muito tempo e é um problema que não é facilmente detectado. Com o passar do tempo, a falta de interesse e intimidade faz com que o casal não fique mais atento um ao outro, ou seja, o casamento pode não fazer mais sentido, porque há a impressão de que não exista mais amor.

A rotina, em conjunto com a falta de comunicação, excesso de dedicação ao trabalho, a convivência, intimidade e o ciúme descontrolado abre espaço para o desgaste dos amantes na relação”, afirma o psicólogo.

A americana está no Livro Guinness dos Recordes como a viva que mais se casou no mundo: 23 vezes (o primeiro casamento, em 1957). Com Fred Chadwick, por exemplo, ele esteve casada por apenas 36 horas. "O amor não estava ali", declarou a idosa.

O relacionamento amoroso pode esfriar por uma diversidade de razões, segundo psicólogos. Casamentos e namoros longos, por exemplo, tendem a cair em uma rotina após alguns anos.

Conheça agora os 7 sinais que o seu casamento vai acabar em...

  • Fim das relações sexuais.
  • Desilusão.
  • Excesso de críticas.
  • Vocês não conseguem se entender.
  • Vocês não passam tempo juntos.
  • Vocês fogem das discussões.
  • Você está lendo essa lista.

Quando os dois são responsáveis e submissos um com o outro, o casal se fortalece ainda mais. Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. Só perdoa quem ama. Sem perdão não há como agradar a Deus.

Reciprocidade e Respeito Mútuo
A reciprocidade e o respeito mútuo são elementos fundamentais para um casamento saudável e forte. Além disso é importante para o homem em um casamento, eles valorizam uma parceira que os tratam como iguais, reconhecendo e valorizando suas opiniões, contribuições e individualidade.

Veja oito exemplos:

  • Conversar todos os dias. Conversar bastante é uma das atitudes de um casal feliz. ...
  • Manter o contato físico. ...
  • Compartilhar sonhos e objetivos. ...
  • Não esquecer das programações a dois. ...
  • Ter admiração pelo parceiro. ...
  • Respeitar a individualidade de cada um. ...
  • Cuidar da vida social. ...
  • Demonstrar amor com pequenos gestos.

Um relacionamento saudável precisa ter alguns pontos principais, como o diálogo, a confiança, o respeito e o amor. Para que se mantenha o relacionamento a dois, é necessário reinventar, sair da rotina, tratar um ao outro de uma maneira carinhosa e fazer elogios.

A relação entre duas pessoas pode estar baseada nas razões mais distintas. A maioria delas são saudáveis, como, por exemplo, as amizades afetivas, intelectuais, que partilham gostos e desgostos, ou as amorosas, formadas por paixão e erotismo.

O casamento pode durar para sempre
Essa união eterna é possível quando um homem e uma mulher e famílias são selados nos templos sagrados, onde aqueles que têm a devida autoridade de Deus cumprem a promessa de Jesus de que “tudo o que ligares na terra será ligado nos céus” (Mateus 16:19).

Edificar Meu Casamento Eterno

  1. Orar juntos todos os dias. ...
  2. Pedir perdão. ...
  3. Nunca falar mal um do outro. ...
  4. Defender a instituição do casamento. ...
  5. Falar e ouvir muito. ...
  6. Tratar um ao outro com amor e consideração. ...
  7. Continuar buscando ajuda e conselho a respeito do casamento nas escrituras e nas palavras dos profetas modernos.

Enquanto as mulheres deram uma nota média de 6,84 para seu sofrimento emocional, os homens atribuíram uma nota de 6,58. Em termos de dor física experimentada após um término, as mulheres também "ganham": elas deram a nota média de 4,21 para esse tipo de sofrimento, enquanto os homens deram a nota média de 3,75.

Demonstre como você se sente diante dessas situações e sugira soluções que possam atender a ambos. Além disso, procure também ver o que você faz e que pode irritar ou chatear o outro. Tente identificar quais dos seus comportamentos podem gerar animosidade no casamento. Mostre-se disponível para a conciliação.

Desgaste, grosseria, desprezo e negatividade
Então, quando tudo é motivo para brigas, ao passo que vocês se tratam de maneira grosseira ou com desprezo, viverem jogando farpas um para o outro, bem como não tendo mais nada legal para falar sobre o relacionamento, só existe uma solução: se divorciar.