Qual areia usar para Massa?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 2 votos

A areia fina, como o nome sugere, apresenta os menores grãos entre os três tipos, com gramatura entre 0,05 e 0,42 mm. Essa característica a torna ideal para etapas como o reboco, já que oferece um aspecto mais fino e liso, essencial para a posterior aplicação de massa e pintura.

Areia lavada média
Já a areia média tem grãos de diâmetro entre 0,42 a 2,00mm. Ela é muito utilizada na fabricação do concreto e argamassas de assentamento de blocos e tijolos.

1 • O concreto pode usar areia grossa, média ou fina. Entretanto, areias finas podem conter um teor excessivo de material intruso pulverizado (outros compostos) o que pode causar sérios danos à qualidade do concreto. 2 • Em princípio, não se lava a areia de rio pois considera-se que ela já está lavada.

A areia lavada é a mais utilizada nas obras. Depois da extração dos rios através de dragas de sucção, o material sólido é separado da água por decantação e peneirado para serem eliminadas pedras e vegetações. No comércio, ela é dividida em granulações fina, média e grossa.

Há diversas formas de preparar a mistura da argamassa, mas o mais importante é entender a necessidade e o tipo de uso. Por exemplo, se você precisa nivelar um piso, a melhor escolha é uma argamassa de cimento e areia, mas se a proposta for fazer uma parede, é recomendável utilizar uma argamassa de cimento, cal e areia.

A areia grossa é a única opção utilizada exclusivamente para concreto e contrapiso. Ela pode ser utilizada para fazer concretagem de diversos itens, como pilares e vigas. Embora a areia média possa também ser usada para alguns tipos de contrapiso e concreto, o contrário não é recomendado.

Geralmente, utiliza-se três medidas de areia peneirada para uma medida de cimento. Para realizar o cálculo, basta dividir, por exemplo, 30 quilos de areia por três, ou seja, dez quilos de cimento por metro quadrado.

A areia é peça fundamental nas construções. Ela é misturada com o cimento para a fabricação de concretos e argamassas e influencia diretamente na qualidade da obra. Por não reagir quimicamente com água e cimento, ela ajuda a evitar a perda de umidade, que muitas vezes pode causar rachaduras e trincas na construção.

1 medida de cimento; ½ medida de cal; 6 medidas de areia; água.

Também pode-se colocar um pouco da areia em um copo transparente e acrescentar água potável, agitar vigorosamente e deixar o copo em repouso. Uma areia de boa qualidade apresentará uma água clara. Caso a água esteja turva ou escura, a areia pode estar contaminada.

A areia é um conjunto de partículas de rocha desagregadas – um material de origem mineral finamente dividido em grânulos, composta basicamente de dióxido de silício. Forma-se à superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, por ação do vento ou da água.

O uso do bagaço de cana é uma alternativa viável, principalmente, pela grande quantidade de produção. O volume elevado é um dos requisitos básicos para um resíduo ser considerado como alternativa para a areia, já que ela é muito utilizada no dia-a-dia.

O fubá, ou farinha de milho, é biodegradável e forma torrões sólidos e firmes quando entra em contato com o xixi e o cocô. Por isso, é uma alternativa às areias aglomerantes industrializadas.

3 tipos de areias e suas funcionalidades

  • Areia fina - possui grãos de 0,005 a 0,42 mm: para acabamentos e pinturas;
  • Areia média - grãos entre 0,42 a 2 mm: preparação de massa e assentamento de tijolos;
  • Areia grossa - com diâmetro entre 2 a 4 mm: preparar o concreto;

Tipos de areia e suas aplicações

  • Areia lavada e fina. Esse tipo de areia é retirado de leitos de rios oriundos da lavagem natural das águas dos próprios rios. ...
  • Areia média. A areia média assume o posto de tipo de areia mais utilizados na construção civil. ...
  • Areia grossa ou vermelha. ...
  • Areia usinada. ...
  • Areia reciclada.

A argamassa é utilizada para diversos trabalhos na construção civil, como assentar tijolos, pisos, azulejos, entre outros. Ela é feita a partir da mistura de areia fina, cimento, cal e água (e também de aditivos, quando necessário).

Devido à sua composição, o concreto é mais resistente e durável que a argamassa, não é de se estranhar que seja utilizado na produção de diversos materiais, bem como na produção de artefatos de concreto. No entanto, a eficácia de cada um deles depende do uso e dos tipos de trabalho realizados.