Qual areia colocar na grama?

Perguntado por: udamasio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Para diminuir qualquer risco de rebrota das plantas daninhas, adicione areia média lavada nos espaços existentes após o plantio. Para aumentar o contato entre o solo e as raízes, além de corrigir qualquer imperfeição de nivelamento, recomendamos a utilização de soquetes ou rolos para o acabamento final.

Pode também atrapalhar o desenvolvimento da grama. A cobertura de gramado deve ser realizada para cobrir pequenas imperfeições de nível, de maneira gradativa e sempre utilizando areia lavada média.

O serviço de colocação de Terra sobre o gramado é uma prática condenável, não ajudando em nada a melhoria da grama e ainda prejudicando o crescimento e desenvolvimento da grama.

A areia (ou outros tipos de preenchimentos) é necessária para fornecer apoio às longas folhas de grama, impedindo que elas deitem. Areia é ideal porque é limpa, natural e pesada. Não só torna mais pesada a grama artificial, de modo que não se mova ou levante, mas também protege o gramado e proporciona estabilidade.

Como a camada de areia grossa não tem nutrientes, a grama será obrigada a aprofundar suas raízes, a fim de se fixar no solo fértil que está logo abaixo da camada de areia, para absorver seus nutrientes.

Após a poda, a grama pode ser adubada com substrato e fertilizante. Os substratos corrigem o pH (acidez) do solo, repõem o nitrogênio e magnésio que são essenciais no desenvolvimento das plantas, além de melhorarem a capacidade de retenção da água e a aeração do solo.

Se a grama estiver fraca devido a um enraizamento insuficiente, o ideal é escolher um adubo rico em fósforo, como o Fertilizante Organomineral Biomix Plantio, pois é um adubo que favorece a formação de raízes e oferece menos riscos de queima das folhas.

A adubação para a grama ficar sempre verde normalmente é feita uma ou duas vezes por ano e deve ser realizada com fertilizantes granulados tipo NPK. A formulação varia conforme o solo e a época da aplicação, complementada com adubação foliar com ação bioestimulante.

Preparação da terra
Sendo assim, o primeiro passo é retirar qualquer obstáculo que esteja na área em que você deseja plantar a grama, como entulhos, pedras, lixo, etc. Além disso, é essencial remover as ervas-daninhas. Em seguida, você pode partir para o nivelamento do terreno.

O calcário dolomítico e calcítico são os mais usados para a correção da acidez do solo. Além disso, estes materiais fornecem o cálcio (Ca) e magnésio (Mg) que são indispensáveis para a nutrição das plantas e maximizando também os efeitos dos fertilizantes.

O calcário deve ser aplicado cerca de 3 meses antes do plantio da cultura. Assim, há tempo de reagir com o solo e reduzir a acidez. Lembrando que o calcário no solo precisa de umidade para reagir. Assim, dependendo da região, essa aplicação deve ser feita ainda antes dos 3 meses.

A terra vegetal é basicamente a primeira camada do solo misturada com restos de matéria orgânica, como folhas, caules e cascas. Já o substrato confere sustentação à planta, retém água e ajuda na síntese de nutrientes.

Sempre que adubar seu gramado, não se esqueça: - Aplique o fertilizante com o gramado seco, sem orvalho ou folhas úmidas. - Sempre adube nas horas mais frescas do dia. - Utilize a dosagem recomendada.

Poda periódica
A poda do gramado é um dos principais fatores para manter a vitalidade do gramado. Nos períodos chuvosos, a grama cresce mais rápido e pode exigir cortes a cada 15 dias.

Areia. Pode ser utilizada no vaso a areia grossa ou areia fina. Agora que chegou até aqui, você já sabe: quanto mais grossa, irá deixar escoar maior quantidade de água. Quanto mais fina, mais irá reter água.