Qual área pertence medicina?

Perguntado por: jmorgado . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Medicina, Química, Nutrição, Educação Física, Agronomia, Veterinária são alguns exemplos de cursos subordinados ao campo das biológicas. Os saberes produzidos e aprendidos nessa área são obtidos por meio do trabalho de campo e testados em laboratórios.

A área de Ciências Biológicas é conhecida como a que estuda a vida em todas as suas formas, evoluções e classificações. Há uma grande variedade de carreiras com amplo campo de atuação em Ciências Biológicas, em especial na área da saúde.

Enquanto as ciências exatas utilizam a matemática e a lógica para resolver problemas, as humanas estudam a sociedade, o ser humano e os fenômenos sociais. Já as biológicas, estudam os seres vivos e sua origem, evolução, funcionamento e relação com o meio ambiente.

Medicina, Química, Nutrição, Educação Física, Agronomia, Veterinária são alguns exemplos de cursos subordinados ao campo das biológicas.

Elas estão divididas em três áreas principais dentro do Biologia: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção.

Ciências exatas é uma área do conhecimento mais voltada para a lógica e aquilo que a cerca, como números, matemática, cálculos, estatísticas e precisão. Essa característica está presente em praticamente todos os cursos desse campo de estudo.

Ciências Biológicas
A Saúde tem como principal curso a Medicina, mas também se encontram outros como Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Odontologia e Educação Física.

1. Certo; em que não há erro, omissão, fraude, etc. 2. Fiel.

A base das provas tanto teóricas quanto práticas, em todos os concursos dos programas de residência Médica, é centrada nas áreas básicas da Medicina: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva.

A MEDICINA é a ciência que estuda a saúde como um todo. Seu objetivo é prevenir e combater doenças, manter a qualidade de vida e promover o bem-estar, seja ele individual ou coletivo.

Astronomia, química, geologia, biologia e física são as principais vertentes do campo, uma vez que todas elas embasam suas teorias e análises em fenômenos encontrados no universo.

Anatomia, Genética, Evolução, Botânica e Zoologia são algumas das áreas da Biologia.

Então, quando falamos de ciências biológicas e biologia, estamos falando (teoricamente) da mesma coisa, pois são duas disciplinas que estudam os mesmos elementos; tudo aquilo que possui vida. Essa confusão acontece porque a biologia é o termo amplo que descreve a ciência que estuda os seres vivos.

Embora ambos os cursos compartilhem algumas disciplinas em comum e tenham similaridades, esses são campos de estudo com focos diferentes. A Biologia trata da vida no geral, abrangendo também o meio ambiente, enquanto a Biomedicina foca na saúde humana e na prevenção de doenças.

Profissões que mesclam exatas e humanas
Arquitetura, design e administração são alguns exemplos, já que lidam com resultados que devem ser precisos, ao mesmo tempo em que navegam pelas inúmeras possibilidades do ser humano. O mesmo acontece com as Ciências Biológicas.

Ainda hoje as ciências sociais são divididas em três áreas: a antropologia, voltada para o estudo da diversidade cultural e da dimensão simbólica da vida social; a ciência política, centrada nos temas do poder e a sociologia, voltada para o estudo das relações em sociedade.

E já vamos começar respondendo uma dúvida recorrente: afinal, o curso de medicina tem matemática? A resposta é não, pois como é um curso voltado para a área da saúde, as matérias de maior importância envolvem a biologia de forma geral. E o mesmo vale para as universidades e também para o ENEM.

Medicina nunca foi uma ciência exata como aquelas que usam a matemática, embora cada vez mais exista uma integração da matemática tentando diminuir a subjetividade e aumentar a precisão sem deixar de lado o contexto humano.