Qual área do Brasil e mais densamente povoada?

Perguntado por: isubtil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

O Brasil é um país muito populoso, com grande população absoluta, e pouco povoado, com baixa população relativa. As regiões Sul e Sudeste, além da porção litorânea da região Nordeste, são zonas densamente povoadas no Brasil.

Entre as unidades da federação, o Distrito Federal aparece com a maior densidade demográfica (489hab/km2) com seus 2,8 milhões de habitantes que vivem em um território de apenas 5 761 km2 de área. O Rio de Janeiro vem logo em seguida, com 367 hab/km2.

Assim como em 2010, município de Taboão da Serra (SP) é o que tem a maior densidade demográfica do país, segundo dados do Censo 2022 divulgados hoje pelo IBGE. Lá moram 13,4 mil habitantes por km².

Foi na Bahia, em 1500, que os portugueses pisaram nas terras brasileiras, especificamente onde hoje é Porto Seguro, município ao sul do estado. A região Sudeste é a que concentra o maior número de residentes no Brasil.

Um local densamente povoado é um local com muitos habitantes por metro quadrado. Um local populoso é um local com uma população muito grande em termos absolutos.

região Sudeste

A região Sudeste é a mais populosa do Brasil, com cerca de 80 milhões de habitantes e densidade demográfica de 92,05 habitantes/km².

Região Sudeste

A Região Sudeste é a mais povoada com cerca de 94,63 hab/ km2. Já a Região Norte é a menos povoada com apenas 4,7 hab/ km2.

Região Norte

As regiões menos povoadas são: a Região Norte, com 15.864.454, e o Centro-Oeste, com pouco mais de 14 milhões ... A região menos populosa é a Centro-Oeste, com 15,2 milhões de pessoas. A Região Norte tem 17,3 milhões de pessoas, enquanto o Nordeste tem 56,1 milhões. Já a Região Sul conta com 29 milhões de habitantes.

A região Sudeste possui uma população de aproximadamente 85 milhões de habitantes, o que significa dizer que 44% da população brasileira mora no Sudeste. É também a região mais densamente povoada do Brasil com 84,21 hab./km².

Daca

A partir dessa relação, diferentes padrões de densidade podem ser identificados em diferentes cidades (veja imagem abaixo). Daca, atualmente a cidade mais densa do mundo conforme os dados da ONU Habitat, tem 44 mil habitantes por quilômetro quadrado.

Portanto, a densidade demográfica do Brasil é de aproximadamente 23,8 habitantes para cada quilômetro quadrado. Nas regiões Norte e Centro-Oeste do país, no entanto, as densidades demográficas são muito inferiores a esse número, ao passo que no Nordeste, no Sul e no Sudeste esses valores elevam-se.

Já a cidade de maior densidade do Brasil é Taboão da Serra, em São Paulo. Ele atingiu o patamar de 14.012 habitantes por cada quilômetro quadrado. Em segundo e terceiro lugar estão Diadema (13.696 hab/ Km²), também na região paulista, e São João do Miriti (13.399 hab/ Km²), no Rio de Janeiro.

A região Sudeste conta com quase 90 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE de 2019, sendo a mais populosa do país, com a maior taxa de urbanização (93%).

Zona da Mata – também conhecida como Litoral Continental, essa sub-região compreende uma faixa litorânea de até 200 quilômetros de largura que se estende do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. Apresenta a maior concentração populacional do Nordeste e é a sub-região mais urbanizada.

Apesar desse elevado número, o Brasil não é considerado um país povoado, pois apresenta uma grande extensão territorial (7 741 220 km²) e uma população má distribuída em seu território. No Brasil, podemos encontrar áreas densamente povoadas, como São Paulo, e áreas muito pouco povoadas, como o estado do Amazonas.

Densidade demográfica, também chamada de densidade populacional ou população relativa, é um termo usado na geografia para apontar quantas pessoas vivem por quilômetro quadrado. É pela densidade demográfica que podemos saber se uma área é muito ou pouco povoada.

A Oceania e a América Central possuem alguns dos países menos populosos do mundo.

As duas regiões mais povoadas do mundo são Ásia, com 146,5 habitantes por km e África com 43,4 habitantes por km. Nestas regiões, são países que apresentam mais de 100 habitantes por km. Bangladesh (Ásia) com 1265 habitantes por km, Índia (Ásia) com 450 habitantes por km e Ruanda (África) com 495 hab.

A região Sudeste é a que concentra o maior número de residentes no Brasil. Em 2018, eram 42,2% do total de 207,9 milhões de pessoas no país. Em 2012, os residentes eram 197,7 milhões. A segunda região mais populosa é a Nordeste (27,2%), seguida do Sul (14,3%), do Norte (8,6%) e do Centro-Oeste (7,7%).

Sudeste: como já dissemos, é a região mais populosa do Brasil, com mais de 80 milhões de habitantes, com 42% da população brasileira e 87 habitantes para cada quilômetro quadrado.