Qual aranha se finge de morta?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Viúva Negra

Quando derrubada, a aranha finge-se de morta ou tenta fugir, arrastando seu pesado abdômen; porém quando perturbada em excesso ou comprimida contra o corpo (por exemplo, dentro das roupas, ou nos lençóis durante o sono), pode picar com relativa facilidade.

"Outra característica bem comum entre as viúvas-negras é o desenho de uma ampulheta na região do abdome. Muitas espécies apresentam essa marcação em tons avermelhados", completa Michelotto, que destaca detalhes da teia das espécies.

A Papa-moscas é um dos tipos de aranhas domésticas não venenosas. Elas são peludas e costumam apresentar 15 mm de comprimento. O nome científico da espécie é salticidae, pois são saltadoras.

Portanto, matar uma aranha não só acaba com a vida do aracnídeo, mas também pode retirar um predador importante de dentro da sua residência.

aranhas-armadeiras

A aranha armadeira (Phoneutria sp.) é considerada a mais perigosa do mundo, sendo encontrada no Brasil. Várias espécies de aranhas-armadeiras são encontradas na América do Sul.

Geralmente, aranhas são atraídas por insetos que, por sua vez, são atraídos para áreas mais sujas como pilhas de lixo, migalhas no chão, ambientes que tenham algum líquido derramado, etc. Então, evitar insetos é a melhor maneira de prevenir a invasão de aranhas.

Uma armadeira, também chamada de aranha-macaco ou aranha-de-bananeira, pode atingir a 15 cm de envergadura. Impressiona a agilidade dessa aranha, que é capaz de saltar a uma distância de até 40 cm. O nome científico desse gênero (do qual fazem parte oito espécies) já indica o grau de periculosidade dessa aranha.

A viúva-negra pode ser encontrada em todo o país, tanto em áreas rurais quanto urbanas. Costumam aparecer, principalmente, entre a prima- vera e o verão (época especial para os artrópodos, de forma geral).

O veneno da viúva-negra é muito tóxico para o homem. Ele ataca o sistema nervoso provocando dores musculares muito intensas, náuseas, dor de cabeça e alterações cárdio-respiratórias, sendo mais grave em crianças e podendo causar acidentes fatais em pessoas sensíveis.

Como identificar uma aranha de jardim? Os machos da aranha de jardim medem entre 3 e 5 centímetros. Já as fêmeas podem chegar até aos 8 centímetros de envergadura. As cores podem variar entre marrom-claro, marrom-escuro e acinzentado.

Um estudo de biólogos publicado na revista Nature lista a aranha-armadeira como a mais letal do mundo, seguida da aranha-marrom, aranha-teia-de-funil, viúva-negra, aranha-rato, aranha-de-costas-vermelhas e aranha-da-areia.

Se tem algo que as aranhas não gostam são odores fortes. Por isso, muitas plantas repelentes afastam aranhas também. Nesse sentido, óleos essenciais, vinagre e ervas aromáticas são ótimos exemplos de produtos que deixam as aranhas incomodadas.

Aranhas caseiras que NÃO apresentam risco vital

  1. Aranha de Pernas Longas (pholcus phalangioides) Cultura Mix. ...
  2. Aranhas Saltadoras ou papa-moscas (salticidae) Biofaces. ...
  3. Aranha Vermelha Comum (nesticodes rufipes) Cultura Mix. ...
  4. Aranha de Jardim (lycosidae) Bugguide. ...
  5. Aranha Caranguejeira (theraphsidae) Insetologia.

Os ovos são depositados no fundo de sua nova casa e, após eclodirem, a mãe regurgita um líquido nutritivo para os filhotes composto por restos de alimentos que ingeriu e por partes de suas próprias entranhas. No processo, ela perde cerca de 40% do seu peso total e morre.

Falando em veneno, mesmo que o chinelo não seja a sua primeira opção e você tente colocá-las para você, você deve ter muito cuidado, pois algumas espécies são muito perigosas. A aranha-marrom, muito comum no Brasil, é responsável pela maioria dos acidentes.

A confiança do hipócrita é comparada à teia da aranha (Jó 8:14). Sobre os ímpios, Isaías diz que eles “tecem teias da aranha” (Isaías 59:5), ou seja, suas obras e projetos são, como a teia da aranha, vãos e inúteis. A palavra hebraica aqui usada é 'akkabish, “um tecelão rápido”.

aranha-armadeira

A aranha-armadeira é uma espécie agressiva que, curiosamente, levanta as pernas dianteiras quando se sente ameaçada (como na imagem). Esse comportamento de "armar-se" deu origem ao seu nome popular.

Ocorrem com frequência na região sul e sudeste do Brasil, onde se abrigam em plantações de banana e terrenos com vegetação alta e entulho. São noturnas, por isso caso entrem numa residência buscam locais escuros para se esconder, como caixas, armários e até mesmo sapatos.

Elas se alimentam de diversos insetos como ratos, lagartixas, pequenos répteis e anfíbios. Com frequência, a aranha armadeira entra nas casa em busca de alimentos, abrigo e até parceiros sexuais. Locais escuros como as roupas e sapatos, são os mais utilizados para a espécie se esconder.