Qual apóstolo não conheceu Jesus?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Lucas

Lucas não conheceu Jesus pessoalmente. Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo. São Lucas, cujo nome significa “portador de Luz”, é padroeiro dos médicos e dos pintores.

Apesar de Marcos não estar entre os discípulos originais de Jesus Cristo, ele foi convertido posteriormente e tornou-se assistente do Apóstolo Pedro, e pode ter escrito seu evangelho com base no que aprendeu com ele (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Marcos”).

Lucas acompanhou Paulo a Jerusalém (At 21.18) e com ele fez viagem para Roma (At 21.1). E nesta cidade esteve com o Apóstolo durante a sua primeira prisão (Cl 4.14 - Fm 24) - e achava-se aí também durante o segundo encarceramento, precisamente pouco antes da morte de Paulo (2 Tm 4.11).

No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5). Sua posição na mesa durante a Última Ceia refletia não apenas honra, mas também proximidade.

Judas logo se aproximou de Jesus, e disse: "Salve Mestre". E o beijou. Jesus lhe disse: Amigo, faça logo o que tem a fazer. Então os outros avançaram, lançaram as mãos sobre Jesus e o prenderam".

Na Bíblia, a diferença entre discípulo e apóstolo é que um discípulo é um seguidor de Jesus, enquanto um apóstolo é um mensageiro ou enviado escolhido por Jesus Cristo.

Pe Paulo, apesar de ter sido um dos maiores divulgadores da mensagem de Cristo, São Paulo nunca conheceu de facto Jesus, pois não? Não viveu com ele e com os outros discípulos.

Antes de se converter ao Cristianismo era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém. São Paulo, Apóstolo, também conhecido por Paulo de Tarso, nasceu em Tarso, na Cilícia (hoje uma região da Turquia), no ano 5 da Era Cristã.

São Pedro

Marcos foi grande companheiro de Paulo em sua primeira viagem missionária, além de permanecer ao seu lado hora de sua morte. Marcos foi fiel discípulo de São Pedro, em Roma. Pedro demonstrou tal afeição por Marcos que o chamou carinhosamente de “meu filho” (cf. 1Pd 5, 13).

É muito bonito também ver que Lucas mostra o Espírito Santo em ação no seu Evangelho, conduzindo Jesus e nos Atos dos Apóstolos inaugurando a Igreja.

Marco fazia parte dos setenta apóstolos que propagavam a fé cristã. Era primo de Barnabé, um companheiro de viagem de Paulo. Na primeira viagem apostólica de Paulo, Marcos o acompanhou, momento em que desenvolveu o gosto pelas atividades apostólicas, mas depois se afastou da fé.

Tiago, José, Judas, Simão e duas irmãs.

Lucas nos registros bíblicos, está em Colossenses 4.14, onde Paulo se refere a ele como o "Médico Amado".

Ele era médico (ver Colossenses 4:14) e “um mensageiro de Jesus Cristo” (Tradução de Joseph Smith, Lucas 1:1 [em Lucas 1:1, nota de rodapé a)]. Lucas foi um dos “cooperadores” de Paulo (Filemom 1:24; ele é chamado de Lucas aqui) e um dos companheiros missionários de Paulo (ver 2 Timóteo 4:11).