Qual antidepressivo devo tomar?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos
  • Amitriptilina.
  • Clomipramina.
  • Duloxetina.
  • Fluvoxamina.
  • Reboxetina.
  • Trazodona.
  • Venlafaxina.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Olá. Do ponto de vista farmacológico, o alvo da medicação BUPROPIONA (Wellbutrin) é o sistema de dopamina. Realmente dá melhor ânimo, energia, disposição e capacidade de enfrentamento.

Os antidepressivos dessa classe mais populares são a fluoxetina, citalopram, paroxetina, sertralina, fluvoxamina e escitalopram.

O cloridrato de fluoxetina, também conhecido pelo seu nome comercial Prozac, é um medicamento antidepressivo que pertence à classe do inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS).

Conforme mencionamos acima, o clonazepam pertence ao grupo dos benzodiazepínicos e é um remédio ansiolítico, atuando no sistema nervoso central e tendo um poder sedativo. Ele é prescrito e indicado para tratamentos de distúrbios de ansiedade como síndrome do pânico, ansiedade generalizada e ansiedade social.

Já os antidepressivos com baixa probabilidade de causarem efeitos colaterais sexuais são:

  • Bupropiona.
  • Mirtazapina.
  • Trazodona.
  • Vortioxetina.
  • Selegilina transdérmica (no formato de adesivo)

Trazodona. A trazodona é um antidepressivo atípico com ação semelhante aos benzodiazepínicos e antidepressivos tricíclicos. O medicamento atua contra a depressão, ansiedade e insônia, sendo um bom indutor de sono em pessoas que também sofrem dessas outras patologias.

O diazepam produz um efeito calmante no corpo e também funciona como sedativo. O efeito é notado após 20 minutos de sua ingestão, sendo que sua concentração máxima é atingida de 30 a 90 minutos depois de sua administração.

Alguns dos principais medicamentos para esse transtorno são sertralina, fluoxetina, paroxetina, citalopram, escitalopram, fluvoxamina, venlafaxina e duloxetina. A escolha da melhor opção terapêutica só pode ser feita depois da avaliação de um médico experiente.

A sertralina não deve ser usada por pessoas que apresentem hipersensibilidade a quaisquer componentes de sua fórmula. Ou seja, não deve ser combinada com inibidores da monoaminoxidase (IMAO) ou com pimozida. Decerto, é importante para você e seu bebê que você fique bem durante a gravidez.

Assim, a escolha dos antidepressivos baseia-se primariamente: 1) no perfil de efeitos colaterais; 2) nas indicações de tratamento de comorbidades; e 3) na experiência do médico com o antidepressivos.

Anti-inflamatórios podem reduzir a eficácia de antidepressivos, segundo revela estudo publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Mirtazapina, amitriptilina, mianserina, ziprazidona, pimozida, carbamazepina, oxcarbamazepina, ácido valpróico, imipramina, clomipramina, paroxetina. Em geral os antidepressivos mais antigos são mais propensos a causar ganho de peso do que os ISRS [inibidores seletivos da recaptação de serotonina].

Ambos são antidepressivos (ISRSs), eficientes, diferentes apenas no efeitos indesejáveis, a fluoxetina dá mais colaterais do que a sertralina e ligeiramente menos eficaz.

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).