Qual antidepressivo deixa feliz?

Perguntado por: rportela . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

O cloridrato de fluoxetina, também conhecido pelo seu nome comercial Prozac, é um medicamento antidepressivo que pertence à classe do inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS).

A Dopamina é o que normalmente pensamos como a droga da felicidade.

Nova pesquisa mostrou que a diminuição no nível de empatia faz com que pacientes se recuperassem mais rapidamente de eventos negativos. Um estudo da Universidade de Viena, na Áustria, mostrou que pessoas que tomam antidepressivos são menos empáticas.

Quais são os efeitos da Sertralina? A sertralina ajuda a restaurar o equilíbrio da serotonina – conhecida como o hormônio da felicidade – no cérebro.

Existem remédios e suplementos que podem acabar com o cansaço ou mesmo ser usados como complemento ao tratamento prescrito pelo médico:

  1. Rhodiola Rosea. ...
  2. Ginseng. ...
  3. Vitaminas do complexo B. ...
  4. Melatonina. ...
  5. Sulbutiamina.

Ambos são antidepressivos (ISRSs), eficientes, diferentes apenas no efeitos indesejáveis, a fluoxetina dá mais colaterais do que a sertralina e ligeiramente menos eficaz.

A sertralina parece ter uma taxa de sucesso no tratamento da depressão até 40% maior que a fluoxetina.

O cloridrato de fluoxetina é um remédio usado no tratamento da irritabilidade e disforia (mal estar causado pela ansiedade). Seu nome comercial mais famoso é Prozac, que chegou ao mercado no ano de 1986 e ficou conhecido como a “pílula da felicidade”.

A “pílula da felicidade” recebeu esse apelido porque atua modulando os níveis de serotonina na sinapse neuronal. A serotonina é um neurotransmissor que atua, entre outras funções, regulando o humor, bem-estar, o sono, o apetite, a concentração e etc.

Dentre as causas da depressão estão o uso de drogas lícitas, como o álcool, por exemplo, e drogas ilícitas, como a cocaína.

A Sertralina, bem como outros antidepressivos, pode sim provocar a chamada Síndrome Amotivacional, com sintomas de redução do tônus e modulação afetiva, fazendo com que a pessoa fique menos responsiva aos estímulos de seu ambiente.

Como recuperei o apetite sexual depois dos antidepressivos terem acabado com ele

  1. Tome CBD. O CBD, ou canabidiol, é um composto não psicoativo encontrado na maconha, que não vai deixá-lo “chapado”. ...
  2. Comece a suar. ...
  3. Comunique-se com o seu parceiro. ...
  4. Experimente e explore.

Sim, isso pode ocorrer com alguns antidepressivos, principalmente os que tem ação predominante na serotonina. Isto é chamado de distanciamento afetivo, que é a dificuldade de sentir emoções boas e ruins e muitos pacientes se sentem "vazios".

Náusea, uma certa queimação no estômago, dor de cabeça e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais que ocorrem no começo do tratamento. Pode haver uma piora da ansiedade, e isso deve ser comunicado ao médico.

Zoloft® é indicado para uso adulto e para crianças acima de 6 anos de idade no transtorno obsessivo compulsivo.

A Sertralina é um ótimo medicamento. Ela ajuda muito no bem-estar e na diminuição das preocupações, sendo um bom antidepressivo. No entanto, desinteresse e desânimo leves podem ocorrer no início do tratamento da sertralina. Geralmente, esses efeitos melhoram com a continuação do uso da medicação.

Veja a seguir algumas dicas para se livrar do desânimo e ter uma vida com mais alegria e disposição!

  1. Faça planos de curto, médio e longo prazo. ...
  2. Procure se alimentar corretamente e dormir bem. ...
  3. Dê presentes a si mesmo vez ou outra. ...
  4. Livre-se de relacionamentos tóxicos. ...
  5. Contra o desânimo, invista em autoconhecimento.

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

Os antidepressivos dessa classe mais populares são a fluoxetina, citalopram, paroxetina, sertralina, fluvoxamina e escitalopram.