Qual anticoncepcional ajuda a perder peso?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

“Anticoncepcional não emagrece. Não existe nenhuma evidência científica que seu uso possa contribuir para a perda de peso.”, afirma Cintia Cercato, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).

Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (que é ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (que evita problemas de pele associados a anticoncepcionais) Dienogeste: Qlaira (que é ótimo para reduzir o fluxo menstrual)

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o único método contraceptivo que pode provocar ganho de peso a longo prazo, segundo comprovação científica, é a injeção trimestral.

Quando o objetivo é a redução de inchaço você ter uma dieta rica em alimentos diuréticos, aqueles que são capazes de eliminar o excesso de líquido do organismo. Frutas e verduras ricas em água são excelentes.

Belara® é indicado como contraceptivo (anticoncepcional hormonal oral combinado) e para o tratamento da acne papulopustular moderada estritamente limitado a mulheres que desejam a contracepção e para as quais o uso seguro do medicamento para contracepção foi cuidadosamente avaliado.

Lista de anticoncepcionais com baixa dosagem hormonal

  • Norestin.
  • Cerazette.
  • Nactali.
  • Juliet.

Diante dos resultados, sem considerar a esterilização, que tem eficácia total, podemos destacar a pílula anticoncepcional como o método mais seguro. Ela se mostrou eficaz em 99,9% dos casos. O preservativo masculino, que também está entre os mais usados do Brasil, pode ter falha entre 8 e até 20%.

Tanto os anticoncepcionais orais como os injetáveis são composições de baixas doses de hormônios e não engordam", explica Moraes. Apesar do avanço nas formulações, de acordo com Hachul, os anticoncepcionais que mais retêm líquido são os injetáveis, sobretudo os trimestrais.

A sensação desagradável de inchaço acontece porque o estrogênio também afeta a forma como o corpo metaboliza a água, influenciando a produção de certas proteínas nos rins. O resultado é que o corpo retém mais líquido do que o normal. E esse líquido penetra nas células de gordura, fazendo com que elas inchem.

Os anticoncepcionais que têm apenas estrogênio, ou então à base de hormônios naturais, parecem ter menos impactos sobre a libido feminina.

Para tratar essa condição, em geral, são usados métodos anticoncepcionais hormonais. Mudanças na dieta, especialmente a eliminação de alimentos que causam picos de açúcar no sangue, também podem ajudar.

Essa é a principal dúvida do público feminino com relação ao método, mas a verdade é que a pílula não engorda, o anticoncepcional é feito à base de hormônio, que pode reter líquidos na paciente. O que pode ocorrer é o fato da paciente se sentir mais inchada, mas não há aumento de gordura.

Sim, o aumento de peso pode surgir. Isso ocorre quando as alterações hormonais provocadas pela pílula levam ao aumento da vontade de comer. Além disso, algumas pílulas também podem causar retenção de líquido, aumentando o peso corporal.

No entanto, é importante ter em mente que a perda de peso rápida nem sempre é sustentável a longo prazo. Emagrecer 10kg em 7 dias é possível, mas não é a forma mais saudável de perder peso. O ideal é buscar uma alimentação equilibrada e atividades físicas regulares, para emagrecer de forma gradual e sustentável.

Como emagrecer em 3 dias de forma saudável
Para perder peso e eliminar o excesso de líquido corporal em 3 dias, é importante priorizar o consumo de chás diuréticos, como chá-verde, chá de cavalinha e chá de hibisco, e alimentos diuréticos, como melancia, pepino, cenoura e limão, que ajudam a desinchar e perder barriga.

As melhores estratégias para afinar a cintura são fazer exercícios moderados ou intensos, comer bem e recorrer a tratamentos estéticos, como radiofrequência, lipocavitação ou eletrolipólise, por exemplo. A gordura localizada na cintura é o resultado do consumo de mais calorias do que se gasta por dia.