Qual antibiótico tomar para unha inflamada?

Perguntado por: asilveira7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Os antibióticos mais usados são a cefalexina, amoxicilina + clavulanato ou clindamicina.

4- Pomadas cicatrizantes e sabonetes antibacterianos podem ser boas saídas. Na hora de lavar as pontinhas dos dedos machucadas, lembre-se que o ideal é preferir sabonetes que afastem as bactérias para longe (os famosos antibacterianos) e, fora isso, o uso de pomadas cicatrizantes leves também está liberado.

Essa complicação da unha encravada deve ser tratada pelo médico dermatologista por meio de procedimentos como a aplicação de ácidos na lesão, uso de terapia por frio ou gelo (crioterapia) e medicamentos antibióticos. Caso isso não resolva o quadro, está indicada a cirurgia.

A dose recomendada é 500 mg de 12/12 horas por 10 dias.

Tratamento médico
A cirurgia para unha encravada é muito simples e pode ser feita em alguns minutos no próprio consultório. No pós-operatório, aconselha-se o paciente a usar pomadas com antibióticos, geralmente à base de mupirocina.

Probenxil gel é um medicamento anti-inflamatório tópico que age sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor.

No caso de trauma é aconselhável repouso nas articulações e aplicação de gelo para aliviar a dor. Em consulta com reumatologista ou ortopedista, pode ser indicado o uso de anti-inflamatórios, corticóides e imunossupressores. Na Síndrome do Túnel de Carpo e em casos mais graves, recomenda-se cirurgia.

Se ela machucou seu dedo, limpe bem a área com um antisséptico e aplique um antibiótico local. Procure um médico se após três ou quatro dias a área continuar vermelha, inflamada, quente e dolorida - alerta a dermatologista Andréia Leveroni, do Centro de Estudos da Unha da Santa Casa de Misericórdia.

Eis algumas das medidas a adotar:

  1. Limpe e desinfete bem o local.
  2. Aplique compressas quentes várias vezes por dia.
  3. Aplique soluções tópicas e tome os medicamentos prescritos pelo médico.
  4. Em caso de abcesso, pode ter de se submeter a uma incisão e drenagem cirúrgica.

Mergulhe os pés diariamente entre 10 e 15 minutos numa solução de água e sal (2 colheres de sopa de sal para 1 litro de água morna); Aplique uma pomada antibiótica no local (Nebacetin ou própolis);

A paroníquia aguda surge subitamente, geralmente em apenas uma unha, apresentando uma área inchada bastante dolorosa, normalmente após uma lesão. Em geral, os casos agudos são originados por uma infecção por bactérias, que penetram na pele por meio de um ferimento.

A Xilocaína é um dos nomes comerciais da Lidocaína, sendo um medicamento anestésico local indicado para o alívio da dor durante a realização de exames, instrumentações ou para prevenir as dores de um procedimento.

Os sintomas de uma unha encravada podem ser bastante dolorosos. No início, a pele ao lado da unha pode estar sensível, inchada ou dura. A unha pode se sentir dolorosa em resposta à pressão, e pode haver pele inflamada e crescida na ponta do dedo. A unha encravada também pode vazar sangue e pus branco ou amarelo.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Portanto, nestes casos indica-se o uso de antibiótico profilático. Sendo assim, a cefalexina é uma escolha para pacientes alérgicos a amoxicilina.