Qual antibiótico tomar após extração dentária?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

A. Uso de Antibióticos (Amoxicilina 500mg/8-8h ou em caso de alergia à Penicilina e/ou derivados, Claritromicina 500mg/8-8h) para prevenir complicações após extrações de dentes do siso.

Recomenda o uso da clorexidina (bochechos) e uma dose única de amoxicilina para cirurgia de implantes e alguns tipos de enxertos. Em procedimentos mais extensos, adota o uso de antibióticos por um tempo maior.

Aplique compressas de gelo sobre a bochecha, na região do dente extraído, de forma intermitente (20 minutos com a compressa, 20 minutos sem a compressa) por até dois dias para minimizar o inchaço, hematomas ou qualquer desconforto.

Esta revisão encontrou evidências de que tomar antibióticos imediatamente antes e/ou depois da extração dentária reduz o risco de infecção, dor e alveolite após a extração de dentes do siso por cirurgiões dentistas.

É normal a região da extração ficar dolorida por um período de até 1 mês pós cirurgia, porém se a dor dor forte e intensa você pode estar com uma complicação pós operatória. Retorne ao seu dentista para que ele possa reavaliar a situação.

A posologia habitualmente prescrita é de 500 mg de 8/8 horas ou 875 mg de 12/12 horas. Em casos mais graves, a dose pode ser aumentada para 1000 mg de 8/8 horas. Em geral, o tratamento é prescrito por 7 a 14 dias.

Em geral, em adultos, a dose que se recomenda é de 250 mg, 3 vezes por dia, num período de 8 em 8 horas. Já no caso das crianças – até aos 10 anos – , esse valor desce para os 125 mg, também 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas.

O edema — popularmente conhecido como inchaço local e na gengiva — é um dos principais sintomas quando o assunto é infecção da boca após cirurgia. No entanto, a extração dos sisos inferiores costumam causar mais inchaço do que a dos superiores. Quanto mais complicada a cirurgia, mais comum torna-se esse sintoma.

Em casos de inflamações, dores e febres a Nimesulida pode ser prescrita. No caso da odontologia, essa substância em geral é receitada após intervenções que possam promover o inchaço e a dor. No caso de dor de dente também pode ser recomendado o uso do medicamento.

De maneira geral, o processo de cicatrização da extração do dente siso costuma levar cerca de 7 a 10 dias. Mas, existem alguns fatores que podem influenciar o tempo de recuperação do paciente. Fumo, diabetes e outras doenças sistêmicas podem prolongar o tempo de cicatrização da extração do dente siso.

Quanto tempo dura o tratamento
O tempo de utilização varia de acordo com a infecção em questão, bem como a dose. Mas, em geral, a terapia vai de sete a 14 dias.

Cada profissional possui uma conduta diferente, na minha conduta após uma avaliação rigorosa, se o problema for dor de dente (que envolve a polpa do dente), sempre prescrevo Ibuprofeno 400mg.

A Dexametasona (corticoide)na Odontologia é usada como anti-inflamatório pré e pós operatório por no máximo uma semana. Ela causa retenção de líquido dentre outras reações adversas, por isso o inchaço. Se demorar a desaparecer o inchaço sugiro procurar um médico.

A limpeza dessa área pode ser feita com um cotonete umedecido com enxágue bucal sem álcool. Enxágue a boca com água e deixe cair, sem fazer movimentos bruscos com a boca. Além de vários outros problemas, o cigarro e o álcool também podem comprometer uma extração porque prejudicam a cicatrização da área operada.

Pode. A amoxicilina trata-se de um antibiótico, ja a nimesulida é um antiinflamatório. Associação comum, pois um trata a infecção e outro a inflamação.

Não há contra-indicação do uso de ibuprofeno em conjunto com a amoxicilina, porém nesse caso recomendo consultar o profissional para confirmar as orientações dadas.