Qual antibiótico pode secar o leite materno?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Alguns medicamentos passam para o leite materno, mas o bebê costuma absorver tão pouco deles que não sofrem nenhum efeito. Exemplos incluem os antibióticos gentamicina, canamicina, estreptomicina e tetraciclina.

A amoxicilina pode ser administrada durante a lactação. Com exceção do risco de sensibilidade associada à excreção de quantidades mínimas de amoxicilina pelo leite materno, não existem efeitos nocivos conhecidos para o bebê lactente.

Sinais de que o seu bebé não está a receber leite suficiente

  • Ganha pouco peso. É normal nos primeiros dias os recém-nascidos perderem 5% a 7% do peso que tinham à nascença – alguns perdem até 10%. ...
  • Fraldas molhadas ou sujas insuficientes. ...
  • Desidratação.

ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DO CIRURGIÃO-DENTISTA. A nimesulida não deve ser usada durante a amamentação, exceto sob orientação médica.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Cefalexina é excretada no leite materno em pequenas quantidades. Portanto, deve ser administrado com cuidado a mulheres que estão amamentando.

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

Vamos às dicas!

  1. Use uma bombinha regularmente. ...
  2. Amamente sempre que o bebê estiver com fome. ...
  3. Verifique se a pega está correta. ...
  4. Amamente com ambos os seios. ...
  5. Não pule as mamadas. ...
  6. Beba água com regularidade. ...
  7. Olhe o bebê nos olhos durante a amamentação. ...
  8. Tente descansar e relaxar ao longo do dia.

O feno-grego, erva-doce, camomila, algodoeiro e funcho são exemplos de ervas que têm a presença de galactagogos, ou seja, que podem ajudar na produção de prolactina, consequentemente ajudando a aumentar a produção de leite.

Gravidez e amamentação
Você não deve tomar este medicamento se estiver grávida, exceto se seu médico recomendar.

Você pode tomar amoxicilina + clavulanato de potássio durante o período de lactação (amamentação). Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista.

Quem amamenta pode tomar nimesulida? Não está estabelecido se a nimesulida é excretada no leite humano. Assim, o medicamento é contraindicado durante a fase de amamentação.

Não há como precisar quanto tempo levará a relactação. “Depende de vários fatores, como aceitação do bebê em sugar o seio materno, qualidade dessa sucção e a resposta do organismo da mãe", esclarece a pediatra.

Cerca de 30 minutos após a amamentação, a prolactina atinge o pico máximo de concentração no sangue, o que faz com que a mama produza leite para a mamada seguinte. Assim, quanto maior for o número de mamadas, maior a quantidade de leite produzida.

A Domperidona, é um fármaco amplamente utilizado com intuito lactogênico pois é capaz de aumentar a secreção de prolactina pela adenohipófise e antagonizar a dopamina, o que pode auxiliar no início e na manutenção da produção de leite.

A azitromicina é um antibiótico do grupo dos macrolídeos que apresenta baixos níveis no leite materno e uso seguro em lactentes. Assim, não é esperada a ocorrência de efeitos adversos em lactentes após o uso materno.

Posso tomar medicamentos durante a amamentação? Você pode tomar paracetamol, ibuprofeno e alguns antibióticos durante a amamentação, 9,10 desde que converse com um profissional de saúde e siga as instruções de dosagem. Lembre-se de que o ibuprofeno é contraindicado para mães asmáticas.

Gravidez e amamentação
A amamentação deve ser evitada durante e por até 48 horas após o uso de dipirona. A dipirona é eliminada no leite materno.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Sendo assim, a cefalexina é uma escolha para pacientes alérgicos a amoxicilina.

Pós-cesárea em mulheres obesas: cefalexina e metronidazol reduzem taxa de infecção de sítio cirúrgico.

Níveis elevados de estresse podem reduzir a ocitocina e, assim, dificultar o processo de amamentação. A prolactina, hormônio responsável por estimular a produção do leite materno, também pode sofrer interferências em decorrência da exaustão.