Qual antibiótico para parotidite?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

No caso em questão a escolha do antibiótico foi a azitromicina devido a proporcionar uma cobertura adequada para bactérias anaeróbicas, bem como bacterias aeróbicas18. Em casos não com- plicados como este, o tratamento eficaz pode ser feito com agen- tes antimicrobianos orais e terapia com calor.

A caxumba, também chamada de papeira ou parotidite, tem um período de incubação de duas ou três semanas. Seus primeiros sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza.

A parotidite infecciosa geralmente tem resolução espontânea, com redução do edema glandular em até 14 dias após o início dos sintomas.

Não existe um tratamento específico para caxumba. O tratamento é de suporte com o uso de sintomáticos, como como dipirona, ibuprofeno e acetaminofeno, para alívio da dor e da febre.

Esses cálculos se formam por acúmulo dos sais minerais contidos na saliva. Quando eles estão em excesso no organismo, se há um quadro de desidratação, dificuldade de drenagem da saliva para a boca ou o indivíduo faz uso de medicamentos que reduzem o fluxo salivar, há maior suscetibilidade para a formação dos cálculos.

O mais importante é uma boa alimentação, hidratação e principalmente repouso. Além disso, a pessoa doente deve ficar em casa e evitar o contato com outros durante nove dias após o início da doença.

No caso de inchaço nas glândulas parótidas a recomendação é procurar um cirurgião de cabeça e pescoço. Somente após a realização de exames clínicos e laboratoriais o médico poderá fazer um diagnóstico do paciente e encaminhar para o tratamento adequado.

A parotidite geralmente é bilateral, mas pode ser unilateral, especialmente no início. Dor ao mastigar ou engolir, em especial líquidos ácidos como vinagre ou sucos cítricos, é o sintoma inicial. Em seguida, produz edema além da parótida, na frente e abaixo da orelha.

1- Adenite cervical anterior e pré-auricular: só existe tumefacção da glândula submandibular. Quando é pré-auricular só existe tumefacção da parótida. 2- Parotidite supurativa con cálculos parotídeos: quando se espreme a glândula, drena pus pelo conduto de Stenon.

Gripe. A gripe é uma infecção viral muito comum, e muitos dos seus sintomas são os mesmos da caxumba e meningite, como febre, dor de cabeça, fraqueza e outros. Por isso, são facilmente confundidos, principalmente nos sinais iniciais das doenças.

Resumos. Parotidite recorrente (PR) é definida como inflamação recorrente em glândula parótida, geralmente associada à sialectasia não-obstrutiva. A PR em crianças é uma condição bem descrita, porém rara e com causa ainda incerta.

Não há tratamento específico para caxumba; em geral, prescrevemos apenas sintomáticos, tais como analgésicos e antipiréticos. Como é uma doença de origem viral, não há indicação para o uso de antibióticos.

Comer alimentos leves e fáceis de mastigar (sopa, iogurte etc.) Evitar alimentos ácidos que possam causar mais dor nas glândulas salivares.

O inchaço costuma afetar os dois lados da face e permanece por até dez dias.

Continuar lendo O que é uma parotidite?