Qual antibiótico para mordida de gato?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

O antibiótico de primeira escolha para mordeduras de cães e gatos é a amoxicilina-clavulanato. Alternativamente pode ser utilizada a associação de doxiciclina, sulfametoxazol-trimetoprim, penicilina oral, cefuroxime ou moxifloxacin e metronidazol ou clindamicina.

Irrigar abundantemente com soro fisiológico a 0,9%. Imobilização do membro afetado com elevação do mesmo. A conduta correta nos casos de mordidas de animais é encaminhar a vítima para um serviço de saúde para receber a orientação específica.

Os agentes alternativos incluem cefalosporinas de segunda ou terceira geração, amoxacilina-clavulonato ou ciprofloxacina. O uso de antibióticos para pacientes que apresentam-se assintomáticos até 8 horas após início a lesão por mordida é controverso.

O que mordida de gato pode causar? Você corre dois riscos por não tratar a ferida. O mais comum é o local inflamar, infeccionar, inchar e piorar muito, podendo causar dor e até lesões mais graves. Em alguns casos, a pessoa chega a ter sinais sistêmicos, como febre, devido ao não tratamento da mordida de gato.

Mordida de gato é perigoso? O gato mordendo se torna um problema a partir do momento em que o bichano reage com agressividade e os dentes dele perfuram a nossa pele. A boca desses animais carrega uma série de bactérias e outros microrganismos que, durante a perfuração, acabam sendo depositadas naquela região.

Os gatos têm presas longas, portanto as mordidas deles podem ser profundas e suscetíveis a infecções.
...
Tome antibióticos, se forem prescritos pelo médico.

  • Cefalexina.
  • Doxiciclina.
  • Amoxicilina + Ácido Clavulânico.
  • Cloridrato de Ciprofloxacino.
  • Metronidazol.

Isso porque a boca do gato (assim como a nossa) tem inúmeras colônias de bactérias, que podem causar uma inflamação ou infecção. Estudos indicam que 50% dos casos de mordidas e arranhões de gato acabam em infecções.

Qual o tempo máximo que posso tomar a vacina contra raiva depois de ser mordido? De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina raiva deve ser administrada logo após o contato com o animal infectado.

Ao levar uma mordida de gato lave bem a ferida com água e sabão, deixando a água escorrer durante alguns minutos sobre o ferimento. É importante retirar todo o sabão após a lavagem para não interferir na ação de medicamentos que podem ser receitados por profissionais especializados.

vacinas antirrábicas

É comum procurar tomar vacinas antirrábicas ao ser mordido por um animal, mas muita gente não sabe que nem sempre o medicamento é necessário. Antes de aplicar o imunobiológico, é preciso que o paciente passe por um protocolo de atendimento, praticado pelos profissionais de Saúde.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Sugestão de Tratamento
Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.

Ele é indicado para uma lista bem diversa de infecções bacterianas, das simples às mais complexas. Falamos de infecções abdominais, de pele, no trato urinário, nos ossos, nas articulações e até as broncopulmonares.

O óleo de coco promove regeneração e cura as feridas, sendo um bom remédio caseiro para ferida de gato. Possui ação antibacteriana e antiviral, o que previne com que a ferida infeccione, além de prevenir e tratar ação de fungos.

  1. A primeira coisa é lavar bem o local com água corrente e sabão.
  2. Compre um antisséptico e passe no local da mordida.
  3. Se o animal tem procedência desconhecida, vá até um pronto-socorro e tome as vacinas.
  4. Se reparar que há muita vermelhidão, dor e febre no local, procure um médico. Você pode precisar tratar com antibióticos.