Qual antibiótico para abscesso em gato?

Perguntado por: mnovais . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Um poderoso antibiótico para gatos, a amoxicilina é muito utilizada no tratamento de diversas enfermidades.

amoxicilina

Quais são os antibióticos que se podem administrar a um gato? Geralmente os gatos (assim como os cães) recebem antibióticos aprovados para o uso humano, sendo o mais comum a amoxicilina, embora também possamos mencionar outros princípios ativos como a doxiciclina ou a cefalexina.

Agemoxi CL é um antimicrobiano para cães e gatos à base de amoxicilina e ácido clavulânico (clavulanato de potássio).

DÉXIUM, à base de dexametasona, é indicado para cães e gatos, na terapêutica de urgência, quando necessitam de uma ação anti-inflamatória e antialérgica rápida e intensa. ELO-XICAM, à base de meloxicam, é indicado em processos inflamatórios dos cães e gatos, nas patologias dolorosas agudas e crônicas.

Nebacetin é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo: nas “dobras” da pele, ao redor dos pêlos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas (como úlceras na pele) e nas ...

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

Colocar uma compressa de gaze absorvente sobre a ferida. Se em uma extremidade, prender a compressa com gaze seca circular. Utilizar tala na parte afetada, se possível, particularmente se uma articulação está afetada.

Tratamento. Tomar paracetamol ou ibuprofeno pode ajudar a amenizar a dor de um abscesso dental.

Pode dar amoxicilina para gatos? No mundo veterinário, há uma grande variedade de medicamentos que podem ser utilizados para combater infecções bacterianas. Entre os mais comuns, encontramos a amoxicilina. Assim, podemos dizer que sim, é permitido administrar amoxicilina em gatos.

FLOXICLIN Comprimidos é um antibiótico que pertence ao grupo das quinolonas de terceira geração, de amplo espectro de ação. Está indicado para cães e gatos no tratamento de diversas doenças infecciosas causadas por bactérias gram-positivas, gram-negativas, espiroquetas e micoplasmas sensíveis ao enrofloxacino.

Embora a cefalexina atue contra uma infinidade de bactérias, não funciona contra todas elas. Por isso, deve ser usada apenas com prescrição veterinária e nunca administrada por conta própria. Por isso, se você acredita que o gato está com alguma infecção, não dê medicamentos por conta própria.

A amoxicilina para gato ajuda a combater infecções bacterianas e também ajuda a tratar feridas. Além disso, o veterinário também pode indicá-la contra doenças respiratórias e incômodos gastrointestinais.

Entre os antibióticos para gatos mais usados, podemos encontrar:

  1. Amoxicilina. Indicado para combater infecções respiratórias, urinárias, de ouvido e dermatites.
  2. Doxiciclina. ...
  3. Metrozinadazol. ...
  4. Enrofloxacina. ...
  5. Clindamicina.

Com uma mão, segure a cabeça do gato. Com a outra, abra a boca e coloque o comprimido o mais profundo que puder. - Não é recomendado colocar o comprimido e fechar a boca do animal. Além de fazê-lo salivar bastante, vai fazer com que ele se apavore para respirar e ainda possa aspirar a medicação.