Qual antibiótico mais forte para otite?

Perguntado por: bourique . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.3 / 5 5 votos

Amoxicilina; Amoxicilina com ácido Clavulânico (mais eficaz contra as bactérias produtoras de B-lactamase);

Nem sempre o uso de antibióticos e sprays nasais tratam a otite de repetição. Nesse caso, o otorrinolaringologista avalia com o paciente a possibilidade de realizar um procedimento cirúrgico chamado timpanoplastia, uma vez que a infecção pode ter causado uma perfuração no tímpano.

Antibiótico para otite
Quadros de infecção bacteriana podem exigir a administração de medicamentos antibióticos para otite, como a amoxicilina. O uso pode depender de alguns fatores, como idade do paciente, gravidade da infecção, se ele possui implantes cocleares ou se apresenta infecções de ouvido de repetição.

Não deixe de procurar atendimento médico caso desenvolva temperaturas muito altas. Caso observe secreção no seu ouvido, isso é um forte indicador de uma infecção grave do ouvido médio. Se uma quantidade excessiva de fluidos ficar retida no seu canal auditivo, isso poderá causar um rasgo em seu tímpano, perfurando-o.

Sintomas de otite média

  1. Dor muito forte;
  2. Diminuição da audição;
  3. Febre;
  4. Perda de apetite;
  5. Secreção local;
  6. Nos casos mais graves, pode ocorrer ruptura da membrana do tímpano e ser eliminada uma secreção purulenta misturada com sangue.

Aliviar a dor é importante. As dores podem ser tratadas com paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno. A administração de sprays nasais descongestionantes contendo fenilefrina ou descongestionantes por via oral tais como pseudoefedrina pode ser feita em adultos.

Os remédios mais indicados para alívio da dor de ouvido são:

  • os analgésicos, como dipirona e paracetamol;
  • e anti-inflamatórios, como Ibuprofeno.

Duas gotas de OTOSPORIN® devem ser inseridas na orelha afetada, três a quatro vezes ao dia, por um período de sete a dez dias, ou de acordo com as orientações médicas. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

A otite média costuma iniciar com um quadro viral, com gripes e resfriados, e a secreção nasal sobe ao ouvido médio em cinco a sete dias. O tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios por via oral, em média, por 10 dias.

Otite média crônica
Apresenta risco de complicações graves, como surdez, paralisia facial, tontura e meningite. Os principais sintomas são secreção no ouvido, muitas vezes com odor ruim, e perda de audição.

As causas da otite crônica
O quadro pode se agravar após uma infecção na garganta ou nariz, como no caso de resfriado, ou depois de entrar água no ouvido médio durante a natação ou um banho.

As pessoas com otite externa maligna apresentam dor de ouvido intensa (frequentemente pior à noite), secreção do ouvido com odor fétido, pus e detritos no canal auricular e, geralmente, diminuição da audição.

Nas otites médias, os pacientes se queixam de dor de ouvido, podendo apresentar ou não secreção na orelha, perda auditiva e sintomas gerais como febre, irritabilidade, agitação noturna, dor abdominal, vômitos, diarreia, diminuição na ingestão de líquidos e alimentos e sonolência.

Em crianças mais velhas e adultos, os sintomas incluem dor de ouvido, problemas de audição, ouvido tapado ou pressão no ouvido, febre, drenagem do ouvido, tonturas e perda de equilíbrio e náusea ou vômito. Sintomas sem dor ou febre também podem significar que há líquido no ouvido e devem ser analisados.

Otite externa maligna (OEM) é uma doença infecciosa grave, invasiva e necrosante, que se inicia no meato acústico externo (MAE) podendo progredir para região parotídea, mastóide, orelha média e base do crânio1. Acomete principalmente idosos, diabéticos e imunodeprimidos. Principal agente etiológico: P. aeruginosa.

Entre os sintomas de otite externa, podemos destacar: dor de ouvido, perda da audição temporária, coceira intensa no ouvido e eliminação constante de secreção, como a cera de ouvido. Já a otite média também causa dor de ouvido intensa, além de febre, mal-estar, perda do apetite e secreção.

A dose total de 30 mg/kg deve ser administrada em dose única diária de 10 mg/kg, durante 3 dias. Uma alternativa para o tratamento de crianças com otite média aguda é dose única de 30 mg/kg.

Não deixe que a secreção purulenta se acumule. Procure o médico. Pode ser necessário aspirar a secreção do ouvido para uma limpeza melhor. Além da limpeza, o tratamento poderá ser feito com antibióticos por via oral e sob a forma de gotas no ouvido, sempre sob orientação médica.

Geralmente, a amoxicilina já começa a agir dentro de 1 a 2 horas após a sua ingestão. No entanto, o tempo necessário para que os sintomas da infecção melhorem costuma ser de 24 a 48 horas, dependendo da gravidade da infecção e da resposta individual do paciente ao medicamento.