Qual antibiótico mais forte para DST?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Atualmente indica-se o tratamento com dose única de antibiótico. O tratamento para as formas não complicadas é habitualmente feito com Ceftriaxona intramuscular na dose de 250 mg. Esse esquema tem taxa de cura de 99%.

Tratamento para DST
Dentre as principais DSTs bacterianas estão: gonorréia, clamídia, tricomoníase e sífilis. Elas podem ser tratadas com antibióticos. O tratamento delas podem incluir a utilização dos seguintes medicamentos: metronidazol, tinidazol e outros.

A sífilis, quando bem tratada, tem cura. Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil.

Existem algumas ISTs como a Sífilis que podem apresentar lesões iniciais que se curam sozinhas.

Uma dose única de azitromicina tomada por via oral. Doxiciclina, eritromicina, levofloxacino ou ofloxacino tomados por via oral durante sete dias.

Causadas por vírus, algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) não têm cura. Elas são transmitidas principalmente por meio do contato sexual (oral, vaginal e anal) sem preservativo. As principais ISTs que não têm cura são a aids (HIV), o Papiloma Vírus Humano (HPV) e a herpes.

Para as outras indicações, AZI® deve ser administrada em dose única diária de 500 mg, durante 3 dias (dose total 1500 mg). Como alternativa, a mesma dose total de 1500 mg poderá ser administrada durante 5 dias: uma dose única diária de 500 mg no primeiro dia seguida de 250 mg do segundo ao quinto dia.

Conhecida como Aids, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é causada pelo vírus HIV e compromete o funcionamento do sistema imunológico.

Como se usa
tomar o medicamento 1 hora antes ou 2 horas após as refeições. 500 mg, 1 vez por dia, durante 3 dias. infecção por chlamydia: 1 g, como dose única. gonorreia: 2 g, como dose única.

O ideal é que ele comece nas duas primeiras horas depois da exposição à situação de risco, tendo como limite o prazo de até 72 horas. Ao todo, são 28 dias consecutivos de uso de três medicamentos antirretrovirais: zidovudina + lamivudina e tenofovir (ou lopinavir + ritonavir e tenofovir).

Algumas DSTs provocadas por bactérias podem manifestar seus sintomas em algumas semanas como: gonorréia, clamídias, cancro etc.; outras provocadas por vírus podem levar um tempo maior, em alguns casos leva anos para manifestar a doença, como a Aids.

A doxiciclina, na forma farmacêutica comprimido e na concentração de 100mg, já é disponibilizada pelo SUS, para outra indicação terapêutica. TRATAMENTO RECOMENDADO A primeira escolha para o tratamento da sífilis é a penicilina benzatina.

Vale ressaltar que não existe tratamento alternativo para gestante com sífilis a não ser a penicilina. Paulo afirma que o tratamento clássico são seis injeções de benzetacil, uma de cada lado da nádega, por três semanas consecutivas.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), curável e de caráter sistêmico. É silenciosa e, se não for tratada adequadamente, perigosa. Após contato inicial com a bactéria, esta pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.

Das DST citadas acima, as que apresentam maior incidência, em ordem decrescente, são HPV, clamídia, tricomoníase e gonorreia.

A maioria das DSTs pode ser curada com o tratamento envolve uso de medicamentos como antibióticos, antifúngicos e antivirais, em pomadas, comprimidos ou injeções, de acordo com o tipo e o micro-organismo causador da infecção.

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's) são transmitidas através da atividade sexual e sim, possuem cura. Apenas a AIDS não tem cura. A Herpes genital e o HPV não possuem cura através de medicamentos, mas podem ser curadas pelo próprio organismo da pessoa infectada.

Azitromicina Di-Hidratada é indicado em infecções causadas por organismos suscetíveis, em infecções do trato respiratório inferior incluindo bronquite e pneumonia, em infecções da pele e tecidos moles, em otite média aguda e infecções do trato respiratório superior incluindo sinusite e faringite/tonsilite.