Qual antibiótico de amplo espectro?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

b) Largo espectro - São antibióticos que atingem grande número de microrganismos nas doses terapêuticas. Ex.: penicilinas de largo espectro, tetraciclinas, cefalosporinas, etc.

Amplo espectro: inibem o crescimento populacional de bactérias indistintamente, sendo muito potente. Exemplo: clorafenicol, tetraciclina, gentamicina, macrolideos e ampicilina. Ação sobre Gram positivas, detém maior seletividade por este grupo. Exemplos: Penicilinas, cefalosporinas, eritromicina e vancomicina.

2.3 AMOXICILINA
Espectro de ação: Gram-positivos >Aeróbios: Enterococus faecalis, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes, Streptococcus viridans, Staphylococcus aureus sensível à penicilina, espécies de Corynebacterium, Bacillus anthracis, Listeria monocytogenes. Anaeróbios: espécies de Clostridium.

Este medicamento é efetivo contra infecções dermatológicas, respiratórias, gastrintestinais, do trato urinário, renais e genitais - tanto para homens, quanto para mulheres. Bactrim F é capaz de matar as bactérias que causam as infecções e combater a sua multiplicação desde a primeira dose.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

d) Penicilinas de amplo espectro: ampicilina–sulbactam, ticarcilina-ácido clavulânico, piperacilina–tazobactam e amoxicilina-ácido clavulânico.

Acesso a lista de antibióticos atualizada

  • Ácido clavulânico. Ácido fusídico. Ácido nalidíxico. Ácido oxolínico. Ácido pipemídico. Amicacina. Amoxicilina. ...
  • Dicloxacilina. Difenilsulfona. Diidroestreptomicina. Diritromicina. Doripenem. Doxiciclina. ...
  • Oxacilina. Oxitetraciclina. Pefloxacina. Penicilina G. Penicilina V. Piperacilina.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

ANTIBIÓTICOS BACTERICIDAS E BACTERIOSTÁTICOS
São exemplos de drogas bactericidas os aminoglicosídios; quinolonas; penicilinas e cefalosporinas.

Os fármacos antibacterianos são derivados de bactérias ou fungos ou podem ser completamente sintéticos. Tecnicamente, “antibiótico”, frequentemente usado como sinônimo de “fármaco antibacteriano” (inclusive neste Manual), refere-se somente aos antimicrobianos derivados de bactérias ou de fungos.

A azitromicina exerce sua ação antibacteriana ligando-se ao RNA de organismos suscetíveis e impedindo a montagem da subunidade ribossômica 50S. Isso evita a síntese proteica dependente de RNA.

83905-01-5

Qual a diferenca entre clavulin BD 875 + 25 mg e amoxicilina + clavulanato de potassio 500mg + 25mg? A diferença é a concentração do antibiótico. São os mesmos antibióticos, porém a dose de cada um é diferente. Somente use com indicação médica.

Ambos são eficazes no tratamento, pois são compostos pelo mesmo princípio ativo (sulfametoxazol/trimetropim). O mais importante é avaliar se houve melhora dos sintomas após a medicação e sempre coletar um exame de urocultura antes do início do tratamento para guiar o antibiótico após.

Olá! Pode tomar antibióticos junto com anti-parasitários sim, sem problemas.