Qual antialergico posso tomar com dengue?

Perguntado por: njordao . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Como não há tratamento específico para elas, tratam-se os sintomas utilizando analgésicos e antitérmicos, como paracetamol e dipirona2, e em casos de urticária (placas avermelhadas na pele que causam coceira e inchaço) pode-se utilizar antialérgicos, como a dexclorferinamina3.

Portanto, evite consumir ABRICÓ, AMEIXA FRESCA, AMÊNDOA, AMORA, BATATA, CEREJA, GROSELHA, LIMÃO, MAÇÃ, MELÃO, MORANGO, NECTARINA, NOZES, PASSA, PEPINO, PÊSSEGO, PIMENTA, TANGERINA, TOMATE e UVA. Os alimentos que têm ação antitrombótica são: ALHO, CEBOLA, GENGIBRE.

– Anti-inflamatórios denominados hormonais ou corticosteroides como prednisona, prednisolona, dexametasona e hidrocortisona. Todos os anti-inflamatórios podem aumentar a tendência hemorrágica na dengue e por isso são contraindicados.

Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica), que aparecem devido ao aumento da ...

A doença tem uma duração de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga.

Loratadina é indicada para o alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica, como: coceira nasal, nariz escorrendo (coriza), espirros, ardor e coceira nos olhos.

Histamin é um medicamento anti-histamínico de uso oral, para adultos e jovens acima de 12 anos, que alivia os incômodos causados por alergias. O produto é fabricado pela Brainfarma e esta embalagem vem com 20 comprimidos, cada um com 2mg de maleato de dexclorfeniramina.

No estágio severo da doença, deve-se estar atento a sinais como:

  • dor ou rigidez abdominal.
  • vômitos persistentes.
  • inchaço em pernas, abdome e outros locais.
  • sangramento de mucosas, como as gengivas,
  • letargia ou agitação.
  • aumento do fígado.
  • alteração nos exames laboratoriais.

Quanto tempo dura? Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias. Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas.

“É importante consumir hortaliças em geral e alimentos ricos em ferro, frutas e sucos ricos em vitamina C. O ferro é fundamental porque pacientes com dengue apresentam queda substancial no número de plaquetas”, afirma o site da organização.

No caso da dengue, os primeiros sintomas apresentados são febre alta e mal-estar geral, que surgem cerca de três dias após a picada do mosquito Aedes aegypti. Também são sintomas da doença manchas avermelhadas pelo corpo, exantema, coceira leve, dor no corpo, dor de cabeça.

1) Há indicação de corticoide na dengue. Não use corticosteroides. Eles não são indicados e podem aumentar o risco de sangramento, hiperglicemia e imunossupressão.

Algumas das principais recomendações são: repouso, ingestão abundante de água e não tomar medicamentos por conta própria, pois eles podem agravar o quadro. Vale lembrar que a dengue é uma doença perigosa que pode levar à morte.

Rash da dengue
O rash é um sinal que ocorre em mais da metade dos pacientes, geralmente após o 3º dia de febre. As manchas na pele são tipicamente avermelhadas, planas e distribuídas por tronco e membros.

Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Os sintomas iniciam entre dois e 12 dias após a picada do mosquito.

O vírus da dengue continua a se multiplicar dentro das células sangüíneas e atinge a medula óssea, onde compromete a produção de plaquetas, que são fundamentais para os processos de coagulação. Nem todas as pessoas picadas por um mosquito infectado com o vírus da dengue manifestam a doença.

A dengue, quando não tratada da maneira correta, pode provocar hepatite e, também insuficiência hepática aguda. Nos casos mais graves essas doenças podem causar danos irreversíveis no fígado, o que torna possível a necessidade de um transplante.