Qual Anti-inflamatório para pancreatite?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Os remédios que o gastroenterologista pode indicar são analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol ou tramadol para reduzir a inflamação e aliviar a dor. Nos casos de pancreatite crônica causada por doenças autoimunes, pode ser indicado o uso de corticóides.

Tratamento da pancreatite. Ainda não existem medicamentos que sejam eficientes para conter a inflamação do pâncreas. Sendo assim, o tratamento da pancreatite é realizado por meio de outras medidas, que variam de acordo com o tipo que se manifestou, aguda ou crônica.

Sendo assim, a maioria dos guidelines em pancreatite aguda recomenda o uso de carbapenêmicos ou a famosa associação de ciprofloxacino e metronidazol como terapia antibiótica empírica para os casos de infecção da necrose pancreática5,13.

Entre os principais sintomas de pancreatite, podemos destacar:

  1. Dor abdominal intensa, na parte superior do abdômen, que pode afetar até mesmo as costas;
  2. Náuseas e vômitos;
  3. Icterícia;
  4. Diarreia;
  5. Fezes gordurosas e com forte odor;
  6. Febre;
  7. Suor e.
  8. Perda de peso acelerada.

Mas quando o pâncreas está inflamado, as enzimas no seu interior atacam e danificam os tecidos que as produzem. A pancreatite pode ser aguda ou crônica. Qualquer uma das formas é grave e pode levar a complicações. Em casos graves, podem ocorrer hemorragia, infecção e dano tecidual permanente.

Como se faz o exame para pancreatite aguda? Os médicos fazem exames de sangue para detectar enzimas liberadas pelo pâncreas inflamado e exames de imagem, tais como tomografia computadorizada (TC) ou ultrassonografia para verificar se há complicações.

Realizados estes 4 passos podemos passar para o manejo da dor com paracetamol e/ou ibuprofeno, mas deve se ter em mente que muitos pacientes necessitam o uso de opióides em associação.

Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura.

Alimentos embutidos e ultraprocessados
Exemplos para passar longe: salsicha, sorvetes, salgadinhos, alimentos industrializados congelados, molhos de salada, ketchup, mostarda e alimentos que contenham gordura vegetal hidrogenada.

Lipase. É o principal exame específico para o órgão. Ele detecta a pancreatite, perigosa inflamação do pâncreas. Feita através de coleta de sangue, a lipase consiste em verificar a concentração das enzimas produzidas pelo órgão.

Algumas medicações cardiovasculares já foram imputadas como causa de pancreatite aguda. Exemplos: furosemida, hidroclorotiazida, enalapril, sinvastatina.

Sendo assim, a manutenção da saúde do pâncreas merece nossa atenção.
...
Não deixe de ler!

  1. Não fume. ...
  2. Coma mais vegetais crucíferos. ...
  3. Evite alimentos processados. ...
  4. Evite o consumo de álcool. ...
  5. Diminua a ingestão de açúcar. ...
  6. Mantenha o peso ideal.

A pancreatite é uma doença perigosa e fatal, por isso é imprescindível receber acompanhamento de um profissional especializado e de confiança.

Uma nova dieta com pequenos ciclos de jejum consegue fazer o pâncreas afetado pelo diabetes recuperar suas funções, afirmam pesquisadores americanos. Experimentos com cobaias mostraram que quando o órgão - que ajuda a controlar a taxa de açúcar no organismo - se regenerou, os sintomas da doença desapareceram.

A dor abdominal é um dos principais sintomas da pancreatite crônica. A intensidade da dor na parte superior do abdômen pode variar, e as exacerbações (surtos ou crises) podem durar muitas horas ou vários dias. Nos estágios finais da doença, a dor tende a ser constante.

Os remédios que o gastroenterologista pode indicar são analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol ou tramadol para reduzir a inflamação e aliviar a dor. Nos casos de pancreatite crônica causada por doenças autoimunes, pode ser indicado o uso de corticóides.

Pancreatite aguda é uma inflamação do pâncreas que causa dor abdominal intensa, além de inchaço do abdômen. Na pancreatite aguda, o processo inflamatório dura cerca de uma semana e muitas vezes requer que o paciente fique internado para acompanhamento hospitalar mais detalhado.

A dor costuma se localizar difusamente na parte superior do abdômen, podendo irradiar para as costas. Normalmente é uma dor desencadeada e agravada pela alimentação.