Qual o anti-inflamatório que não faz mal para os rins?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Os aintiinflamatorios esteroidais (conhecidos como corticoides) não prejudicam o rim, mas podem ter outros efeitos colaterias relacionados ao seu uso.

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

A nimesulida é um antiinflamatório, que se utilizado em altas doses ou por muito tempo pode levar a perda de função renal, e, em ultimo caso, até perda completa do orgão. Isso não ocorre apenas com a nimesulida.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

O anti-inflamatório é, portanto, uma droga contra-indicada em pacientes com insuficiência renal.

Sim, o Dorflex pode ser usado, eventualmente, por pacientes com doença renal crônica.

Sempre tentamos evitar uso de antiinflamatórios em pacientes com doença renal crônica em tratamento conservador, mas isso não é contra indicação absoluta. O uso de analgésicos como paracetamol ou dipirona costuma ser utilizado, assim como descongestionante nasal.

Alguns médicos preferem o uso de analgésicos no tratamento de dores e febre, como a dipirona e o paracetamol, no lugar de anti-inflamatórios.

De acordo com a endocrinologista, uma forma de diminuir o uso de anti-inflamatórios é substituí-los por analgésicos como dipirona ou paracetamol, por exemplo.

Ibuprofeno é um derivado do ácido propiônico com propriedades anti-inflamatória, analgésica e antitérmica. Causa menos efeitos adversos que outros anti-inflamatórios não-esteroides, mas sua atividade anti-inflamatória é mais fraca1, 7.

Não há o melhor anti—inflamatório !. Todos tem a mesma eficácia. Quando prescrito os médicos escolhem a medicação com menor efeito colateral de acordo com as comorbidades que o paciente tem.

Destacam-se entre os medicamentos mais vendidos a nimesulida, diclofenaco potássico/sódico, naproxeno, piroxicam, ibuprofeno e cetoprofeno.

O tandrilax tem diclofenaco em sua formulação. O diclofenaco é uma substância antiinflamatória que se tomada a longo prazo ou sem orientação médica pode afetar a função renal. Não deve ser feito ou usado com cautela (sob supervisão médica) em pacientes que já possuem doença renal.

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com doença grave no fígado ou nos rins. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência cardíaca grave. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

TORSILAX® está contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade (alergia) a quaisquer dos componentes de sua fórmula; nos casos de insuficiência cardíaca (função prejudicada do coração), hepática (do fígado) ou renal grave (dos rins) e hipertensão arterial grave (pressão alta).

Entre os principais medicamentos nefrotóxicos, estão os anti-inflamatórios não esteroides, como a aspirina; os antibióticos, como a penicilina; e os analgésicos de paracetamol, quando ingeridos com frequência e de forma prolongada (meses ou anos).

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.