Qual anti-inflamatório não agride o fígado?

Perguntado por: iparaiso3 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O ibuprofeno provavelmente tem o perfil de segurança hepática mais elevado dentre os AINEs e não identifica lesão hepática grave em estudos maiores.

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

Tomados em excesso, analgésicos e anti-inflamatórios podem trazer prejuízo à saúde. No fígado, a hepatoxicidade é o principal efeito, causando desconforto abdominal, náuseas e inclusive icterícia, caracterizada por pele amarelada. Nos casos extremos, pode haver falência hepática fulminante.

  • Holistix.
  • Forever Liss.
  • Use Orgânico.
  • Hopper.
  • Vollo.

Entre os anti-inflamatórios não-esteroides, o naproxeno se mostrou o menos prejudicial. O estudo afirmou também que os AINEs estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo.

O anti-inflamatório ibuprofeno, que também possui atividade analgésica e antitérmica, não tem efeito colateral previsível.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza a venda da nimesulida, porém alerta que o medicamento é contraindicado para uso em pacientes que tenham histórico de reações hepáticas ao produto ou em pacientes com insuficiência renal e/ou hepática, além de não indicá-lo a menores de 12 anos.

De acordo com a endocrinologista, uma forma de diminuir o uso de anti-inflamatórios é substituí-los por analgésicos como dipirona ou paracetamol, por exemplo.

Ibuprofeno é um derivado do ácido propiônico com propriedades anti-inflamatória, analgésica e antitérmica. Causa menos efeitos adversos que outros anti-inflamatórios não-esteroides, mas sua atividade anti-inflamatória é mais fraca1, 7.

Como tratar: O tratamento consiste na suspensão da ingestão de álcool e uso de remédios como o ácido ursodesoxicólico ou fosfatidilcolina, que reduzem a inflamação do fígado e aliviam os sintomas.

Fígado atacado: como melhorar e o que tomar

  1. Chá de boldo. ...
  2. Chá de cardo-mariano. ...
  3. Chá de alcachofra. ...
  4. Chá de alho. ...
  5. Chá verde. ...
  6. Suco de melão e hortelã-pimenta. ...
  7. Chá de mil-folhas. ...
  8. Suco de beterraba, pepino e abacaxi.

Diclofenaco Potássico é um anti-inflamatório para o tratamento de curto prazo nos distúrbios relacionados a entorses, distensões e lesões. Ainda é eficiente no alívio das dores e inflamação no pós-operatório, condições ginecológicas dolorosas, incluindo períodos menstruais, e diferentes tipos de reumatismos.

Não há evidência definitiva, mas como o ibuprofeno é de fácil substituição, o melhor é evitar. Quem toma o medicamento de forma contínua deve conversar com seu médico. Não há evidência definitiva, mas como o ibuprofeno é de fácil substituição, o melhor é evitar.

- Ainda que não ataque o estômago, seu consumo excessivo pode ser prejudicial para o fígado e o rim. Portanto, não deve ser usado por pessoas com problemas hepáticos.

Remédios sem receita: dipirona, paracetamol e antiácidos podem prejudicar fígado, rim e levar à morte.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

CimelideCimelide é indicado para o alivio da dor, inflamação e febre, em crianças e adultos. ProflamProflam está indicado para o tratamento de processos dolorosos e inflamatórios tais como: dores de dentes, traumatismos, dores musculares, dores...

Destacam-se entre os medicamentos mais vendidos a nimesulida, diclofenaco potássico/sódico, naproxeno, piroxicam, ibuprofeno e cetoprofeno.