Qual anti-inflamatório faz mal para o rim?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Um dos grupos de remédios nefrotóxicos mais comuns no acometimento dos rins são os anti-inflamatórios não esteroides (AINES).
...
Portanto, é fundamental evitar o uso sem acompanhamento de AINES, como:

  • Diclofenaco;
  • Ibuprofeno;
  • Naproxeno;
  • Nimesulida;
  • Indometacina;
  • Cetoprofeno;
  • Ácido mefenâmico;
  • Piroxicam;

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

“E substâncias como o ibuprofeno e o naproxeno, presentes nesses medicamentos, diminuem ainda mais o fluxo sanguíneo para os rins, abrindo caminho para a insuficiência renal”, completa a médica.

Olá, Medicamentos anti-inflamatórios são potencialmente deletérios a função dos rins e outros órgãos e devem ser realmente evitados na presença de disfunção renal em qualquer grau.

Em casos de insuficiência renal grave (mau funcionamento grave dos rins) o medicamento é contraindicado. Uso em pacientes com insuficiência hepática (mau funcionamento do fígado) O uso de nimesulida é contraindicado em pacientes com insuficiência hepática.

A associação do diclofenaco com a ciclosporina pode aumentar a toxicidade da mesma, potencialmente levando a riscos de disfunção renal, colestase e parestesias, assim como o uso de digoxina também pode ter aumento de toxicidade associada a náuseas, vômitos e arritmias.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  • Hidratação é fundamental.
  • Chá de salsa.
  • Uvas.
  • Suco de limão, laranja e melão.
  • Algas marinhas.
  • Alimentos ricos em cálcio.
  • Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  • Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Ibuprofeno é um derivado do ácido propiônico com propriedades anti-inflamatória, analgésica e antitérmica. Causa menos efeitos adversos que outros anti-inflamatórios não-esteroides, mas sua atividade anti-inflamatória é mais fraca1, 7.

Não há o melhor anti—inflamatório !. Todos tem a mesma eficácia. Quando prescrito os médicos escolhem a medicação com menor efeito colateral de acordo com as comorbidades que o paciente tem.

Sim, o Dorflex pode ser usado, eventualmente, por pacientes com doença renal crônica.

O tandrilax tem diclofenaco em sua formulação. O diclofenaco é uma substância antiinflamatória que se tomada a longo prazo ou sem orientação médica pode afetar a função renal. Não deve ser feito ou usado com cautela (sob supervisão médica) em pacientes que já possuem doença renal.

Sempre tentamos evitar uso de antiinflamatórios em pacientes com doença renal crônica em tratamento conservador, mas isso não é contra indicação absoluta. O uso de analgésicos como paracetamol ou dipirona costuma ser utilizado, assim como descongestionante nasal.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Para pacientes com insuficiência renal grave (TFG <30 mL/min), amoxicilina + clavulanato de potássio não é recomendável. A esses pacientes, recomenda-se cautela no uso de amoxicilina + clavulanato de potássio. O médico deve monitorar a função hepática em intervalos regulares.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

Miorrelax contém basicamente dipirona e um relaxante muscular que pode ser utilizado em pacientes portadores de insuficiência renal crônica nos casos onde haja dor muscular. Contudo é importante esclarecimento sempre com seu médico nefrologista antes de tomar quaisquer tipos de medicações.