Qual animal vai ser extinto?

Perguntado por: igouveia8 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Animais em Extinção

  1. Onça-pintada (Panthera onca) ...
  2. Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) ...
  3. Panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca) ...
  4. Baleia-fin (Balaenoptera physalus) ...
  5. Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) ...
  6. Pinguim-africano (Spheniscus demersus) ...
  7. Peixe-boi-marinho (Trichecus manatus L.)

Um caso recente e muito conhecido é da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii). A espécie foi considerada extinta na natureza nos anos 2000, e, desde então, uma série de pesquisadores luta para garantir a reintrodução da espécie ao seu habitat natural.

Mamute. Os mamutes sofreram caça predatória e devido às mudanças climáticas, acabaram por desaparecerem do planeta. Eles foram considerados extintos há mais de 4 mil anos.

De acordo com a Live Science, não há como determinar qual foi exatamente o primeiro animal a ser extinto da Terra. Até recentemente, antes dos estudos mais aprofundados sobre a ação dos seres humanos sobre a megafauna, o dodô era considerado o primeiro animal extinto por nós, o que é um equívoco.

A volta dos animais extintos
Basicamente esse processo consiste em transferência nuclear, ou seja, os cientistas extraem DNA dos fósseis do animal extinto, e implantam no óvulo de uma espécie parecida. Isso gera um animal “híbrido” que tem a maioria das características da espécie extinta.

O Brasil apresenta uma lista com 8 espécies extintas, conforme a Portaria MMA n.º 444, de 17 de Dezembro de 2014:

  1. Rato-de-noronha. ...
  2. Caburé-de-pernambuco. ...
  3. Gritador-do-nordeste. ...
  4. Limpa-folha-do-nordeste. ...
  5. Perereca-verde-da-fímbria. ...
  6. Maçarico-esquimó ...
  7. Arara-azul-pequena. ...
  8. Peito-vermelho-grande.

As esponjas podem ser a forma de vida animal mais antiga do planeta, segundo cientistas do Canadá. Eles descobriram, no noroeste do país, fósseis desses animais que teriam vivido nos oceanos há 890 milhões de anos.

Os animais que não mais existirão no ano de 2050

  • Atum-do-sul. ...
  • Axolote. ...
  • Gafanhoto de Crau. ...
  • Iguana da Jamaica. ...
  • Maçarico-bico-de-colher. ...
  • Tartaruga angonoka.

Dickinsonia, o primeiro animal do mundo, pertence a um período histórico que começou há 635 milhões de anos. Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez.

Pesquisadores da Austrália e dos EUA estão embarcando em um projeto multimilionário para trazer de volta o extinto tilacino(Thylacinus cynocephalus), também conhecido como tigre-da-tasmânia ou lobo-da-tasmânia.

Impacto de asteroide unido ao aumento do nível do mar e da atividade vulcânica foram os principais fatores que causaram a extinção dos animais, diz estudo.

Ao longo da vida do planeta Terra houve cinco extinções em massa que dizimaram 90% das espécies que habitavam a Terra. Elas ocorreram em períodos específicos, de forma não ordinária e simultânea. A primeira grande extinção ocorreu há 443 milhões de anos e dizimou 86% das espécies.

Em termos evolutivos, os crocodilos são os parentes mais próximos dos dinossauros, e vivem nos rios das Américas, África, Ásia e Austrália, com origem há cerca de 230 milhões de anos.

Extinto desde: 1936
O tilacino (Thylacinus cynocephalus) ficou conhecido por ser o maior marsupial carnívoro dos últimos tempos. Acredita-se que esse animal – que é nativo da Austrália e de Papua Nova Guiné – tenha entrado em extinção no século 20.

Abaixo, veja algumas das 23 espécies que deverão ser declaradas extintas pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA:

  • Pica-pau-bico-de-marfim.
  • Toutinegra de Bachman.
  • Oito espécies de mexilhões de água doce.
  • San Marcos Gambusia.
  • Bagre de Ohio.
  • Espécies do Havaí e Guam.

Apesar de no mundo real ser possível estudar DNA encontrado em fósseis, reviver dinossauros como na história não é provável. “Estudos recentes mostraram que, a cada 521 anos, o DNA perde metade da sua informação. Isto é, metade da sua sequência de nucleotídeos é degradada.

Todavia, os pesquisadores ainda estão muito longe de conseguir “ressuscitar” o dodô. A próxima etapa seria colocar o genoma da ave no embrião de um animal vivo, o qual envolveria tecnologias como edição de genes e biologia sintética. Pombas, abutres e pombos são considerados os parentes mais próximos da espécie.

Para reviver um animal extinto, é preciso sequenciar o genoma da espécie. Um dos maiores obstáculos, no entanto, é trabalhar com DNA degradado, sem todas as informações necessárias para reconstruir um genoma.

Tubarão-da-Groenlândia
O fato de ser cego e lento já entrega um pouco a sua idade, afinal de contas, ele consegue viver mais de 500 anos tranquilamente. Você sabia que já foi encontrado um desses animais que tinha 392 anos?

Por Cobasi. A tartaruga gigante está entre as espécies de animais mais longevas da natureza. Se já é uma surpresa um animal alcançar os três dígitos de idade, imagina quando você conhecer a tartaruga Jonathan, o animal terrestre mais velho do mundo, com 190 anos, completados em 2022.