Qual animal tem sangue roxo?

Perguntado por: dcustodio4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Depois há o peixe-gelo da Antártica, que não tem pigmento sanguíneo graças a uma mutação genética que removeu a hemoglobina de seus corpos. Em seu habitat frígido do sul, o oxigênio é abundante, e o gás se infiltra diretamente nas brânquias e pele dos peixes.

Os crustáceos (caranguejos, siris, lagostas etc.) têm sangue com cor mais azulada, graças à presença de um pigmento chamado hemocianina. Os insetos, por sua vez, possuem um tipo de sangue (chamado de hemolinfa) que pode ser amarelado, azulado ou esverdeado – em certas espécies de formigas ele pode até ser incolor.

Insetos

Insetos (amarelo/verde)
Diferente da maioria dos animais, os insetos não possuem sangue no corpo.

Alguns crustáceos, lulas e polvos, por exemplo, têm sangue azul devido à hemocianina proteica, substância que contém cobre e transporta o oxigênio no corpo desses animais, diz Stephen Palumbi, biólogo marinho da Universidade de Stanford, nos EUA.

Dizer que alguém tem “sangue azul” significa que essa pessoa pertence à realeza. Durante muitos séculos, a expressão estava tão enraizados que muitas pessoas pensavam mesmo que ela exprimia uma realidade e que os Reis teriam, efetivamente, o sangue azul.

Os pigmentos, entretanto, são geralmente bem pálidos ficando a hemolinfa clara ou tingida com amarelo ou verde (a cor vermelha que você vê quando mata uma mosca é geralmente o pigmento que está localizado nos olhos do animal).

Lagostas, como caramujos e aranhas, têm sangue azul devido à presença de hemocianina, que contém cobre. [7] Em contraste, os vertebrados e muitos outros animais têm sangue vermelho da hemoglobina rica em ferro.

Lagartos do gênero Prasinohaema são totalmente verdes. Não é fruto da sua imaginação: os lagartos escíncidos Prasinohaema, naturais da ilha de Nova Guiné, realmente têm o sangue, ossos e tecidos verdes, e um cientista está tentando descobrir por quê.

As cobras são animais de sangue frio.

Meu mais recente levantamento sobre as cores de sangue incluem: chocolate (ou marrom), verde escuro, vinho, branco e azul.

Diferentemente da hemoglobina comum, no entanto, a metemoglobina não consegue transportar oxigênio para os tecidos do corpo de forma eficiente. Mal oxigenado, o corpo — e o sangue — torna-se azul.

Somente fêmeas de répteis, batráquios, aves e insetos, para citar alguns casos, justamente as que não possuem um útero no qual o embrião possa ser alimentado endogenamente até atingir o ponto de poder viver fora do corpo de quem o concebeu, é que expelem seus ovos. Mas tais fêmeas não menstruam.

Poríferos (esponjas), cnidários (água-viva), platelmintos (planária) e nematódeos (lombrigas) não possuem sistema circulatório.

besouros-do-esterco

Certamente os animais mais imundos devem ser besouros-do-esterco. Eles passam a vida adulta em busca de fezes frescas. Quando a encontram, absorvem o efluente líquido, que contém microrganismos nutritivos que os besouros conseguem digerir.

Polvos

Polvos têm três corações, que bombeiam um sangue azul-esverdeado. Essa cor é resultado do cobre, a molécula que transporta oxigênio no sangue dos polvos, em vez do ferro, como no sangue humano.

Hematófago é um grupo de animais ou parasitas que se alimentam de sangue. De mais de 1 milhão de espécies descritas, apenas cerca de 300 a 400 espécies se alimentam de sangue. Os grupos mais conhecidos de seres que se alimentam do sangue são os piolhos, pulgas, mosquitos, flebotomíneos, simulídeos, e insetos.

Mas, ao contrário do nosso sangue, o sangue das aranhas, crustáceos, e alguns moluscos (grupo das lulas, polvos e caramujos), não tem hemoglobina, mas outra substância: a hemocianina.