Qual animal tem mais DNA?

Perguntado por: dfernandes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

peixe-pulmonado-australiano

O peixe-pulmonado-australiano é o animal com o maior genoma já sequenciado por cientistas em todo o mundo. É o que diz um novo estudo, publicado na revista Nature.

Um estudo divulgado pela revista "Science" nesta quinta-feira (3) revelou o maior genoma entre todas as espécies animais já estudadas no mundo: o crustáceo de água doce pulga d'água (Daphnia pulex), quase microscópico, com 31 mil genes - 8 mil a mais que os humanos.

Cientistas constataram que o DNA do macaco Bonobo é igual ao dos humanos em 98,7%. Este é o resultado da pesquisa publicada na quarta-feira, 13 de junho, na revista Nature. A espécie encerra o sequenciamento do grupo de símios.

Proximidade genética entre homens e ratos é quase total: apenas 300 genes diferenciam uma espécie da outra. Homens e ratos compartilham a imensa maioria de genes.

Funções do núcleo celular
Armazenamento da informação genética, uma vez que é no núcleo que está presente a maior parte do DNA. Dizemos especificamente que a maior parte do DNA está no núcleo, pois nas mitocôndrias e plastos observa-se também a sua presença. Duplicação do DNA.

Um dos gráficos do estudo DNA do Brasil mostra que a maior parte da herança materna da população é de origem africana (36%) e indígena (34%), enquanto a herança do cromossomo Y (paterno) é 75% de origem europeia, 14,5%, africana, e 0,5%, indígena.

Cientistas anunciaram nesta quarta-feira ter decodificado o código genético do bonobo e descobriram que o símio têm um DNA mais próximo dos humanos do que de seu parente mais próximo, o chimpanzé.

Cada célula humana tem cerca de 25.000 genes. A maioria dos genes está contida nos cromossomos. O cromossomo é constituído por uma longa cadeia de DNA envolvido em torno de uma proteína especial denominada histona. A maioria dos cromossomos contêm vários genes diferentes.

Conheça 8 animais que são fiéis aos seus parceiros

  • Arara-vermelha. Os casais de araras-vermelhas-pequenas, também chamadas de araracangas, podem passar a vida toda juntos. ...
  • Castor-europeu. ...
  • Pinguim-imperador. ...
  • Cisne. ...
  • Gibão. ...
  • Lobo. ...
  • Coruja. ...
  • Águia-careca.

O maior gene humano é o gene da proteína muscular distrofina, com 2,5 milhões de pares de bases e associado à distrofia muscular.

Atualmente, o tipo mais raro de sangue é conhecido como “Rh-nulo”.

O nosso DNA e o das bananas compartilham 50% das informações genéticas - e você pode ter acesso ao DNA delas sem recorrer a equipamentos especiais ou a cientistas. É muito fácil extrair o DNA de uma banana na bancada da cozinha.

Isso acontece porque a troca de apenas uma “letra” química de DNA já altera drasticamente a produção das proteínas cuja receita está gravada no genoma. É por isso que só 30% das proteínas humanas são idênticas às dos chimpanzés, embora as demais, na média, sejam apenas ligeiramente diferentes das dos macacos.

Em cada célula do nosso organismo, o filamento estendido de DNA chega a ter cerca de 2 metros.

O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos no interior do núcleo celular, mas também são encontrados em mitocôndrias e em cloroplastos.