Qual animal tem mais de um estômago?

Perguntado por: lmota . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Os animais ruminantes são mamíferos herbívoros que se caracterizam por mastigar novamente o alimento que retorna do estômago. Esses animais apresentam também um estômago dividido em quatro compartimentos. São exemplos de ruminantes, o boi, o carneiro, o veado, o camelo e a cabra.

Os animais que fazem parte deste grupo são os bovinos, ovinos, caprinos, bubalinos, girafas, veados e muitas vezes, até os camelos e as lhamas, por possuírem um complexo estômago, com três ou quatro compartimentos.

Estômago composto: conheça essa estrutura presente apenas em animais ruminantes.

São exemplos de ruminantes, o boi, o carneiro, o veado, o camelo e a cabra. A divisão do estômago dos ruminantes em compartimentos é de extrema importância, pois permite um melhor aproveitamento da celulose, um importante nutriente presente nos vegetais ingeridos por esses animais.

Girafas possuem quatro estômagos para ajudar a digestão.

As aves e os porcos são animais com um estômago simples, com uma população microbiana moderada no intestino grosso para um maior aproveitamento dos nutrientes.

Diferentemente do que muitos pensam, os cavalos não são animais ruminantes, ou seja, não possuem estômago com vários compartimentos. Trata-se de animais monogástricos, isto é, que apresentam apenas um estômago simples. A digestão das fibras ocorre no intestino grosso desses animais.

As vacas, assim como os demais animais bovinos, possuem apenas um estômago. No entanto, o órgão possui quatro separações, classificadas como retículo, omaso, abomaso e o mais conhecido, o Rúmen.

O estômago de ruminantes tem quatro compartimentos: o rúmen, retículo, omaso e abomaso.

Os ovinos (ovelhas) e os caprinos (cabras) fazem parte da mesma família, a Bovidae. Ou seja, são parentes dos bois e das vacas. Esses são animais ruminantes, capazes de digerir grama e com 4 estômagos cada um.

Os hipopótamos são considerados pseudoruminantes, tendo um estômago composto com três ou quatro câmaras, mas não fazem a comida voltar à boca, de modo a proceder à ruminação. Ao contrário da maioria dos outros animais semiaquáticos, os hipopótamos têm pouco pelo.

ornitorrincos

1. Eles não têm estômagos. Os ornitorrincos não são os únicos que abdicaram por uma parte produtora de ácido de suas tripas. Além deles um quarto dos peixes também possuem um esôfago que se conecta diretamente com os seus intestinos.

Dentre os selvagens, há inúmeras espécies ruminantes como os antílopes, os cervos, os bisões,etc. Todos esses animais apresentam 4 estômagos, ou melhor, 4 cavidades gástricas: Retículo.

O estômago das aves é dividido em proventrículo e moela. Após serem amolecidos no papo, os alimentos vão para o proventrículo, também chamado de estômago químico. No proventrículo, o alimento é misturado a enzimas digestivas e encaminhado para o estômago mecânico, muito conhecido como moela.

Assim como acontece com os humanos, o sistema digestivo do cachorro é um dos grandes responsáveis por manter a saúde do seu amigo em dia. Dividido em cinco partes - boca, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso -, ele é feito para processar e digerir os alimentos de maneira rápida e eficaz.

O bichano pode até ser pequenininho, mas como o estômago precisa armazenar alimentos, acaba tendo uma capacidade volumétrica grande, que varia de 300 a 350 mL!

ESTÔMAGO - FISIOLOGIA DE CÃES E GATOS
O estômago é a parte mais dilatada do sistema digestório, localizado entre esôfago e intestino delgado cuja principal função é processar o alimento, dando-lhe consistência líquida e liberando-o na forma de quimo ao intestino delgado.

Sim, o maior coração do mundo pertence à baleia-azul (Balaenoptera musculus)!

Poríferos (esponjas), cnidários (água-viva), platelmintos (planária) e nematódeos (lombrigas) não possuem sistema circulatório. As trocas de gases, de nutrientes e de excretas, nesses animais, são realizadas pelo processo de difusão.

Possuem um coração muito grande, capaz de bombear o sangue por todo o extenso corpo: 11 quilogramas, 60 centímetros de comprimento e 8 centímetros de espessura nas paredes, 43 vezes maior que o coração humano. O período de uma gestação é de 14 a 15 meses, dando origem a apenas um filhote.