Qual animal tem mais de um cérebro?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 14 votos

2. Sanguessugas têm 32 cérebros. A estrutura interna de uma sanguessuga é dividida em 32 segmentos separados, e cada um deles tem seu próprio cérebro.

veado

Pelo amor de Deus, o veado tem três cérebros na cabeça!

Pelo menos alguns cetáceos – em especial os odontocetos, “baleias dentadas”, como golfinhos e orcas – possuem um cérebro que, além de grandalhão, é estruturalmente complexo.

Sanguessugas são animais hermafroditas com 32 cérebros, nove pares de testículos e uma mandíbula com três filas de cem dentes cada uma.

Os golfinhos
Estes, com toda certeza, são um dos animais mais inteligentes de toda a espécie animal. Parece até que eles têm uma linguagem própria e, por meio dela, se comunicam entre si.

Polvos

Polvos têm três corações, que bombeiam um sangue azul-esverdeado. Essa cor é resultado do cobre, a molécula que transporta oxigênio no sangue dos polvos, em vez do ferro, como no sangue humano.

Ela tem um olho, uma espinha dorsal, uma cauda e um cérebro primitivo que a ajuda a se movimentar.

Nos humanos, ele é de 1,75. Nos cetáceos, chega a 2,7.

Pepinos do mar.
Os pepinos-do-mar (classe Holothuroidea) são espécies marinhas aparentadas com as estrelas-do-mar e, como elas, são animais que não têm cérebro. O que eles têm é um mecanismo de defesa bastante curioso: quando se sentem ameaçados, eliminam grande parte de seus órgãos internos ejetando-os pela boca.

Os cães, afinal das contas, têm cerca de duas vezes mais o número de neurônios em seus córtexes cerebrais do que o que os gatos, o que sugere que eles poderiam ser aproximadamente duas vezes mais inteligentes.

1. Orangotangos. O orangotango é considerado o animal mais inteligente do mundo (Foto: Thomas Fuhrmann/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons) Assim como os chimpanzés, o orangotango é capaz de usar ferramentas, aprender a linguagem de sinais e ter estruturas sociais complexas que envolvem rituais.

O cérebro dos tubarões apresenta semelhanças com o dos seres humanos, é o que aponta um estudo australiano. Os resultados do estudo foram publicados em uma edição especial da revista científica “Brain, Behaviour and Evolution”.

O cérebro de tartarugas é arranjado na linha mediana do crânio, formado como um tubo durante o desenvolvimento e sofrendo posterior especialização de regiões, torções e expansões que caracterizam a forma adulta. Pode ser dividido em telencéfalo, diencéfalo, mesencéfalo, metencéfalo e mielencéfalo.

O cérebro dos golfinhos supera o cérebro humano em muitos aspectos. A complexidade do córtex cerebral dos golfinhos é enorme. O número de neurônios é 50% maior que o do homem. O cérebro humano adulto pesa cerca de 1450 gramas e o do golfinho cerca de 1700 gramas.

O cérebro da aranha não cabe na cabeça e, por isso, se divide por outras partes do corpo, principalmente nas pernas. Pois é, para solucionar a falta de espaço, algumas pequenas aranhas têm neurônios em todo o comprimento das pernas.

Note que as lesmas não têm cérebros exatamente, mas, sim, aglomerados de células nervosas distribuídos através de seus corpos. Essas células nervosas são umas das maiores do reino animal.

Os lobos têm um sentido de lealdade e fidelidade exemplares no mundo animal.

Entre eles, um artigo publicado pela National Geographic menciona o tubarão-da-Groenlândia (Somniosus microcephalus) como o vertebrado mais longevo do mundo. O peixe cartilaginoso é capaz de viver 400 anos, o dobro da idade do animal terrestre mais longevo: a tartaruga-gigante.