Qual animal tem carapaça rígida?

Perguntado por: afigueiredo9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Testudines ou quelônios são um grupo de répteis em que estão incluídos os cágados, jabutis e tartarugas. Nesses animais, a característica marcante é a presença de um casco. A porção dorsal do casco recebe o nome de carapaça, enquanto a parte ventral é denominada plastrão.

O que são os répteis? O nome réptil vem do latim reptare, que significa rastejar. De fato, uma das características mais comuns dos répteis é a locomoção por meio do rastejamento, roçando o ventre no solo. Além disso, os répteis possuem o corpo coberto por escamas, carapaças ou placas, dando um aspecto de pele bem seca.

A sua carapaça serve para as proteger dos predadores, e muitas vezes conseguem esconder todo corpo dentro da dessa proteção bastante dura. Existem tartarugas que cabem na nossa palma da mão, mas também exemplares com várias centenas de quilos e maiores do que um ser humano.

Insetos, moluscos e crustáceos possuem carapaças que funcionam como uma armadura, protegendo de choques, de predadores e da desidratação. As carapaças dos insetos, como a da joaninha, por exemplo, são normalmente feitas de quitina, um revestimento resistente e impermeável.

moluscos

Todos os moluscos possuem corpo mole, recoberto ou não por uma concha calcária. O filo dos moluscos apresenta um grande número de espécies, ficando atrás apenas dos artrópodes.

Dentre suas características, podemos citar: Apresentam uma pele seca, sem a presença de glândulas, recoberta por escamas córneas.

Crocodilos têm praticamente uma armadura. Sua pele é lendária por sua tenacidade e ainda é usada hoje para botas e roupas. Também é inesperadamente sensível. Além de possuir uma das peles mais duras do planeta, os membros da família do crocodilo tem uma bateria de “sensores”.

Características: Sua cor é esverdeada, quase pardo, com o ventre amarelado, o focinho largo e achatado e pode medir até 3 metros de comprimento. Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol. Alimenta-se de peixes, aves e mamíferos.

Os répteis são animais que têm o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável. Essa pele pode apresentar escamas (cobras), placas (jacarés, crocodilos) ou carapaças (tartarugas e jabutis), o que influencia na temperatura corporal.

Dentro desse grupo estão as tartarugas, jabutis e cágados. A principal característica desses animais é a presença do “casco” ou “carapaça” que forma boa parte do corpo do animal.

anfisbenas

RECEBA AS NOTÍCIAS DO F5
Um novo estudo sugere que as anfisbenas, um tipo de réptil sem patas, não têm parentesco com cobras, mas sim com lagartos que são comuns na Europa, na África e na Ásia --os lacertídeos.

A carapaça é uma estrutura óssea formada pelas vértebras do tórax e pelas costelas. Funciona como uma caixa protetora na qual o animal se recolhe quando molestado. É revestido por escudos (placas) córneas. Os jabutis podem chegar aos 70 cm de comprimento aos 80 anos.

Enquanto o casco de tartaruga marinha é largo na frente e meio achatado atrás, de modo hidrodinâmico, para que elas se movam com agilidade dentro d'água, os jabutis possuem o casco arredondado e saliente. Também existe a tartaruga-de-casco-mole!

O casco é formado, basicamente, por placas ósseas e queratina, tipo de proteína que forma as unhas nos seres humanos, sendo que acabam criando estrutura muito mais dura e resistente. É essa substância a responsável por formar as figuras que podem ser vistas na carapaça externa.

O exoesqueleto, ou cutícula, é uma estrutura rígida e espessada presente em alguns animais, como os artrópodes – característica que define esse grupo e seu sucesso – com a função de sustentação externa, ponto de apoio a músculos e revestimento.

1 Zool Cobertura óssea ou quitinosa que, como um escudo, protege o dorso ou parte do dorso de um animal (tartaruga, tatu, cágado etc.). 2 por ext Qualquer cobertura protetora dura.

Os crustáceos são animais invertebrados que têm um exoesqueleto (esqueleto externo), na forma de uma carapaça. Formam um grupo bastante numeroso com cerca de 50.000 espécies, principalmente composta por organismos marinhos, mas também existem crustáceos de água doce e terrestre.

A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo. As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água.

Gastropoda (gastrópodes): representam o maior grupo de moluscos, com espécies ocorrendo no ambiente marinho, de água doce e terrestre. Eles se destacam por apresentarem uma única concha espiralada, na qual o animal pode esconder-se quando se sente ameaçado.

As conchas dos moluscos são feitas de um composto chamado carbonato de cálcio. Para formá-las, o corpo do molusco secreta substâncias que contêm esse elemento, que endurecem e formam as camadas da concha. Conforme o animal cresce, a concha também aumenta de tamanho, para que seu corpo caiba nela.