Qual animal tem a mesma quantidade de genes do ser humano?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

chimpanzés

A bem da verdade, já sabíamos que cerca de 99% de nossos genes são idênticos aos dos chimpanzés.

O bonobo e o chimpanzé são os parentes vivos mais próximos do homem. O estudo genético demonstrou que os humanos diferem cerca de 1,3% dos bonobos ou dos chimpanzés, que por sua vez diferem cerca de 0,4% entre si.

peixe-pulmonado-australiano

O peixe-pulmonado-australiano é o animal com o maior genoma já sequenciado por cientistas em todo o mundo. É o que diz um novo estudo, publicado na revista Nature.

Proximidade genética entre homens e ratos é quase total: apenas 300 genes diferenciam uma espécie da outra. Homens e ratos compartilham a imensa maioria de genes.

Cientistas constataram que o DNA do macaco Bonobo é igual ao dos humanos em 98,7%. Este é o resultado da pesquisa publicada na quarta-feira, 13 de junho, na revista Nature. A espécie encerra o sequenciamento do grupo de símios.

As espécies que têm essa capacidade são chimpanzés, orangotangos, gorilas e bonobos. A menstruação é exclusividade desses mamíferos junto às mulheres.

Os gorilas são o exemplo do Líder Autocrático. É um grande e poderoso líder encarregue de todas as decisões do seu grupo. Um gorila é simultaneamente adorado e temido pelos restantes membros do bando, exclusivamente formado por fêmeas.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.

Até o momento, o DNA humano mais antigo já sequenciado tinha cerca de 430.000 anos, de acordo com um estudo publicado na Nature em 2016. Enquanto isso, as proteínas podem sobreviver em fósseis por milhões de anos.

Os cientistas descobriram uma média de 20 mil genes presentes em mamíferos. Estes genes codificam proteínas com funções básicas semelhantes.

Camundongos mutantes foram os mais usados, seguidos por ratos e peixes. Também houve um aumento de 22% no uso de primatas não-humanos, entre eles, babuínos.

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

Curiosidade: no mundo, qual animal carrega o maior número cromossomos? 26 de agosto de 2019 - Enquanto os seres humanos contam com 23 pares de cromossomos para carregar todo seu conjunto de genes, uma borboleta da espécie Polyommatus atlantica tem até 226 pares, ou seja, 452 cromossomos.

Com o estudo publicado em janeiro de 2021 na Nature o pesquisador Axel Meyer e os seus colaboradores mostraram que o genoma do Australian lungfish possui 43 bilhões de pares de bases (43 Gbp), o que é cerca de 14 vezes maior do que o genoma humano (2.9 Gbp).

Resposta verificada por especialistas. Olá! São os chimpanzés. A maioria dos animais são bastante parecidos, como os chimpanzés e babuínos, animais como cães, gatos e ruminantes em geral também são parecidos, mas mais distantes.

É por isso que o chimpanzé é considerado o animal mais parecido com o ser humano -- e o gorila, o segundo.

Cada célula humana tem cerca de 25.000 genes. A maioria dos genes está contida nos cromossomos. O cromossomo é constituído por uma longa cadeia de DNA envolvido em torno de uma proteína especial denominada histona. A maioria dos cromossomos contêm vários genes diferentes.

A reprodução é possível, como descobriu, em 1977, o pesquisador da Universidade Cornell Michael J. Bedford. Ele conseguiu penetrar um óvulo de gibão com um espermatozoide de um humano — algo que não aconteceu com primatas menores, como macacos rhesus.

Isso acontece porque a troca de apenas uma “letra” química de DNA já altera drasticamente a produção das proteínas cuja receita está gravada no genoma. É por isso que só 30% das proteínas humanas são idênticas às dos chimpanzés, embora as demais, na média, sejam apenas ligeiramente diferentes das dos macacos.