Qual animal tem a carne adocicada?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

É uma carne rosada, ligeiramente adocicada e de pouca gordura, pois é tirada do carneiro enquanto ainda jovem, antes de desenvolver aromas fortes.

A carne é apreciada pelo sabor suave, levemente adocicado e o baixo teor de gordura (apenas 124cal a cada 100g) e é rica em proteínas, cálcio e fósforo. A consistência e o modo de preparo são similares ao da carne de porco.

O do javali lembra o bovino em textura e tem gosto próximo do lombo suíno, define Andréa Pleti, nutricionista que comanda a cozinha do Petit Chatêau. Segundo ela, pode-se seguir um procedimento de preparo comum às carnes exóticas.

A carne macia, um pouco avermelhada, tem um leve gosto de peixe e não demora muito para cozinhar em fogo alto.

A carne de capivara tem um sabor próprio, exótico, típico de animal de caça e não podemos compará-la com as carnes suínas e bovinas. Não apresenta estrias gordurosas e tem uma cor vermelho-forte. Para valorizar e realçar o seu sabor é sempre interessante uma boa "marinada" por 12 a 24 horas.

No Vietname, país de consumidores que adoram pratos à base de cães, gatos e répteis, a cobra é uma especialidade culinária.

Alerto aos consumidores que a carne desses animais está contaminada e não adianta ferver tampouco assar, pois as toxinas não são eliminadas e passam para quem come a carne. Entre os potenciais problemas, comer essa carne pode levar os consumidores a desenvolver, por exemplo, câncer no fígado.

A carne de jacaré é considerada branca e grande aliada à saúde, rica em proteína, fibras, ácidos graxos, fósforo, potássio, vitamina B12, niacina, minerais importantes, além de baixo teor de gordura e carboidratos. Reduz o risco de doenças, cardiovasculares, diabetes e obesidade.

Tem também a paca, que o quilo da carne chega a custar 150 reais.

A carne de capivara é considerada saudável, pelo baixo teor de gordura e pela composição dessa fração lipídica. As partes nobres, como pernil e lombo, já são comercializadas regularmente, em alguns pontos específicos de venda, principalmente nas grandes cidades.

A pá sem osso e o pescoço sem osso para fazer pedaços de javali e pernas de javali para bifes e medalhões são as peças mais apreciadas. A sua carne é aquela que tem um baixo índice de gordura, o que a torna mais saudável em comparação com a dos seus primos domesticados.

O consumo da carne dessa variedade selvagem de suíno assim como o contato com a saliva e o sangue do animal, porém, não são recomendáveis por causa da possibilidade de transmitir agentes causadores de doenças, verificada em estudos recentes.

A CARNE DE JAVALI é extremamente saudável e é bem diferente da carne de porco comum. Ao contrário do que muita gente imagina, o seu sabor lembra a carne bovina. A carne "encolhe" muito pouco ao ser cozida, ela tem sabor peculiar da carne de caça, é natural e menos gordurosa.

Ele apontou os impactos econômicos e ambientais que os javalis têm causado nas lavouras. “Não são espécies nativas e, por isso, não possuem predador natural.

No Amazonas, uma das carnes mais apreciadas e consumidas é a de tartaruga. Mas, para não colocar a espécie em risco, só é permitido consumir o animal de criatórios autorizados. Comer quelônio sempre fez parte do cotidiano do amazonense. Os animais eram vendidos em feiras e mercados como são vendidos os peixes.

Há um traço peculiar que estes vertebrados compartilham, que é o fato de as tartarugas aquáticas não terem dentes. Entretanto, em certas espécies, no palato e ao redor da mandíbula existem estruturas conhecidas como papilas linguais que se estendem até o esôfago, são bastante afiadas e são feitas de queratina.

Quando a tartaruga não quer comer, pode ser um sintoma de parasitose. Outros sintomas de parasitoses são presença de parasitas ou sangue nas fezes, diarreia, desidratação e perda de peso. Em caso de suspeita, procure um médico-veterinário especialista.

O roedor pode ser comercializado de R$ 10 a R$ 12 reais o quilo do animal vivo.

"Além de outras coisas (a doença de Lyme) pode causar fadiga crônica, perda muscular e alterações neurológicas", diz Francis, que faz um apelo sobre os animais silvestres: "Deixem só para ver de longe, porque eles podem ser depósitos de vetores de doenças ou de vírus e bactérias.

Porém, este não é o único problema de se fazer carinho em uma capivara. Ela pode transportar em seu corpo uma espécie de carrapato que pode levar uma pessoa à morte, é o chamado “carrapato estrela” - transmissor da febre maculosa. “A transmissão da febre acorre através da picada do carrapato infectado no homem.