Qual animal tem 7 estômagos?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Os ruminantes são mamíferos herbívoros que possuem vários compartimentos gástricos, por isso também denominados de poligástricos, que ao contrário dos monogástricos que possuem um só compartimento gástrico, o estômago, os ruminantes possuem quatro, o rúmen, retículo, omaso e abomaso.

Os ovinos (ovelhas) e os caprinos (cabras) fazem parte da mesma família, a Bovidae. Ou seja, são parentes dos bois e das vacas. Esses são animais ruminantes, capazes de digerir grama e com 4 estômagos cada um.

Diferentemente das pessoas, as vacas possuem quatro estômagos e são chamadas de animais ruminantes. Com todos esses estômagos, as vacas conseguem retirar muita energia das fibras encontradas nas plantas.

Girafas possuem quatro estômagos para ajudar a digestão.

As aves e os porcos são animais com um estômago simples, com uma população microbiana moderada no intestino grosso para um maior aproveitamento dos nutrientes.

Descrição. Os ruminantes são mamíferos herbívoros que possuem vários compartimentos gástricos, por isso também denominados de poligástricos, que ao contrário dos monogástricos que possuem um só compartimento gástrico, o estômago, os ruminantes possuem quatro, o rúmen, retículo, omaso e abomaso.

Diferentemente do que muitos pensam, os cavalos não são animais ruminantes, ou seja, não possuem estômago com vários compartimentos. Trata-se de animais monogástricos, isto é, que apresentam apenas um estômago simples. A digestão das fibras ocorre no intestino grosso desses animais.

Seu aparelho digestivo é semelhante ao dos ruminantes: ou seja, não possui papo, possui 2 estômagos, 2 cecos, longo intestino grosso, digestão bacteriana e alimenta-se de ração e pasto verde. Dotado de vida longa (50 a 70 anos de vida), a ave conta com 20 a 30 anos de ciclo reprodutivo – início com 2-3 anos.

Ao nascer, o bezerro é um monogástrico, com o estômago apresentando características diferentes do ruminante adulto, não sendo capaz de utilizar alimentos sólidos; tem reflexo para mamar e todas as condições fisiológicas e bioquímicas para utilizar o leite.

O estômago de ruminantes tem quatro compartimentos: o rúmen, retículo, omaso e abomaso.

Os animais que fazem parte deste grupo são os bovinos, ovinos, caprinos, bubalinos, girafas, veados e muitas vezes, até os camelos e as lhamas, por possuírem um complexo estômago, com três ou quatro compartimentos.

Assim como acontece com os humanos, o sistema digestivo do cachorro é um dos grandes responsáveis por manter a saúde do seu amigo em dia. Dividido em cinco partes - boca, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso -, ele é feito para processar e digerir os alimentos de maneira rápida e eficaz.

O que é que a vaca tem quatro e a mulher só tem duas? Resposta: Pernas.

Quatro regiões distintas podem ser identificadas no estômago: a cárdia, o fundo, o corpo e o piloro ou antro. A cárdia corresponde à região de junção entre o estômago e o esôfago. O fundo é uma porção superior deslocada à esquerda. O corpo diz respeito à maior parte do órgão e constitui sua porção central.

Os hipopótamos são considerados pseudoruminantes, tendo um estômago composto com três ou quatro câmaras, mas não fazem a comida voltar à boca, de modo a proceder à ruminação. Ao contrário da maioria dos outros animais semiaquáticos, os hipopótamos têm pouco pelo.

Possuem um coração muito grande, capaz de bombear o sangue por todo o extenso corpo: 11 quilogramas, 60 centímetros de comprimento e 8 centímetros de espessura nas paredes, 43 vezes maior que o coração humano. O período de uma gestação é de 14 a 15 meses, dando origem a apenas um filhote.

O estômago do cavalo tem uma capacidade que varia entre 7,5 a 15 litros, sendo pequeno em relação aos compartimentos subsequentes do trato digestório, já que só representa entre 8 e 10% de seu volume (AL JASSIN & ANDREWS, 2009).

O estômago do cervo-do-pantanal consiste de quatro compartimentos, rúmen, retículo, omaso e abomaso.

As vacas, assim como os demais animais bovinos, possuem apenas um estômago. No entanto, o órgão possui quatro separações, classificadas como retículo, omaso, abomaso e o mais conhecido, o Rúmen. A parte denominada como abomaso é classificada como o verdadeiro estômago do bovino.

O estômago situa-se no tubo digestivo, logo abaixo do diafragma, entre o esôfago e o duodeno, no lado superior esquerdo do abdômen.