Qual animal tem 32 cérebros?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Sanguessugas

A estrutura interna de uma sanguessuga é dividida em 32 segmentos separados, e cada um deles tem seu próprio cérebro. Além disso, cada sanguessuga tem nove pares de testículos — mas isto é outra postagem para outro dia.

Tem duas ventosas, posterior e anterior, nas extremidades do corpo. A ventosa anterior circunda a abertura bucal onde se localizam os dentes para incisão e a ventosa posterior serve para se fixar ao hospedeiro. Tem 5 pares de olhos (pouco percetíveis) na parte anterior.

Ela tem um olho, uma espinha dorsal, uma cauda e um cérebro primitivo que a ajuda a se movimentar.

Em particular, o polvo gigante chama atenção por possuir nove cérebros.

O cérebro da aranha não cabe na cabeça e, por isso, se divide por outras partes do corpo, principalmente nas pernas. Pois é, para solucionar a falta de espaço, algumas pequenas aranhas têm neurônios em todo o comprimento das pernas.

Seu cérebro é pequeno, embora complexo
Seus cérebros são complexos, pois, apesar de seu tamanho, são capazes de processar os aspectos comunicativos que ocorrem entre elas, o que por sua vez influencia o agrupamento ideal que as caracteriza.

1. Água-viva. As águas-vivas, longe de ser possível testar sua inteligência, são consideradas um dos animais menos inteligentes que existem porque não possuem cérebro ou sistema nervoso central. São espécies que não tiveram que evoluir desde que começaram a se mover pelos mares.

Quando uma sanguessuga morde, suga lentamente o sangue e injeta compostos como hirudina e calina – presentes em sua saliva – que impedem a coagulação do sangue. A saliva da sanguessuga também contém substâncias semelhantes à histamina que dilatam os vasos sanguíneos e melhoram o fluxo sanguíneo.

A mordida de uma sanguessuga pode ser indolor ou causar desconforto leve. Isso depende do tipo de sanguessuga e do local da mordida. “Além disso, a mordida de uma sanguessuga pode ser menos dolorosa em áreas com menos terminações nervosas, como o braço ou a perna.

Segundo o biólogo Márcio Meiken, esse tipo de sanguessuga encontrada na cachoeira é comum no Brasil, principalmente nessa época do ano, quando as águas ficam mais quentes. "Aqui são encontradas as menores, por volta de um centímetro. Quando ficam cheias de sangue, elas ficam inchadas, mas ainda assim pequenas.

Haementeria ghilianii amazônica

O seu comprimento vai de 6 a 10 cm; a maior sanguessuga do mundo é a Haementeria ghilianii amazônica que mede 30 cm.

Muitas sanguessugas têm um comprimento de 2 a 6 centímetros, mas algumas são maiores incluindo a sanguessuga "medicinal" que pode atingir os 20 centímetros, mas a mais gigante de todas é a da Amazónia do género Haementeria que pode ultrapassar os 30 centímetros.

Sanguessugas – Demi Moore
Será? A atriz de 53 anos utiliza “sanguessugas medicinais” como tratamento de beleza. Segundo especialistas, a saliva do anelídeo ajuda a prevenir coágulos de sangue e a terapia pode melhorar a circulação sanguínea e curar feridas.

Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana. A troca de informação entre um golfinho e outro pode acontecer de duas formas: por um sistema verbal e por meio de vibrações pela ecolocalização.

elefantes

O elefante
Os elefantes têm o cérebro maior do que qualquer animal terrestre, fazendo parte da lista de animais mais inteligentes do mundo.

Existem 3 cérebros no corpo humano, sabia? O cérebro está diretamente ligado ao sistema digestório.

Polvos

Polvos têm três corações, que bombeiam um sangue azul-esverdeado. Essa cor é resultado do cobre, a molécula que transporta oxigênio no sangue dos polvos, em vez do ferro, como no sangue humano.

Nos humanos, ele é de 1,75. Nos cetáceos, chega a 2,7.