Qual animal só dorme?

Perguntado por: saparicio3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

bicho-preguiça

Engana-se quem acha que o bicho-preguiça é o animal mais preguiçoso de todos! Ele faz, sim, jus ao nome, e costuma ser encontrado em florestas tropicais da América do Sul, quase sempre dormindo, uma vez que passa até 20 horas de seu dia assim, agarrado em um galho e tirando um cochilo praticamente interminável.

Os ouriços-do-mar são um grupo de animais marinhos que vivem no fundo do oceano e são conhecidos pelo seu exterior espinhoso e grande variedade de cores. Embora não tenham olhos, reagem à luz de várias maneiras diferentes.

Crocodilos podem dormir com um olho aberto, afirma um novo estudo realizado na Austrália. Com isso, eles entram na lista de animais com essa habilidade, que inclui pássaros, golfinhos e outros répteis.

Ao invés de deitar e fechar os olhos, os peixes simplesmente se tornam inativos pelo período de descanso. A forma que mostram essa inatividade muda conforme a espécie de peixe, porém, é correto afirmar que a maioria fica parado com as guelras quase sem movimento.

Insetos. Alguns insetos e artrópodes não dormem – eles caem periodicamente em um estado de dormência. Este é um tipo especial de repouso e imobilidade, durante o qual a temperatura corporal dos insetos diminui. Por exemplo, as borboletas ficam acordadas todas as noites.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.

Os pesquisadores identificaram um sinal sutil que permite diferenciar os mosquitos parados daqueles dormindo. Quando eles entram no estado de sono, suas patas traseiras abaixam e seu corpo se aproxima da superfície.

Assim, quando elas morrem e deixam de produzir “bebês”, o formigueiro — que, na verdade, funciona como uma maternidade — perde sua razão de existir e, em pouco tempo, as formigas se tornam desorganizadas e morrem.

De fato, o cavalo dorme em pé, mas ele também pode se deitar e isso não significa que está doente. Anatomicamente, o equino consegue dormir assim devido aos ligamentos chamados suspensores do boleto. Os ligamentos são capazes de fixar as articulações das pernas, impedindo-as de se dobrarem enquanto está dormindo.

Formigas e besouros, como as joaninhas, sugam gotas da chuva ou do orvalho. Já as baratas absorvem as gotas depositadas sobre sua cutícula. Há casos raros, como as larvas de alguns besouros do gênero Tenebrio, que extraem água do vapor existente no ar.

toupeira

Quando pensamos em animais cegos, a imagem de uma toupeira vem automaticamente à mente, uma vez que quase todas as suas subespécies não têm olhos ou não têm a capacidade de enxergar no subsolo. A toupeira é um mamífero subterrâneo, que se alimenta de minhocas e que só ocasionalmente vem à superfície.

Os cães e gatos nascem cegos, seus olhos só começam a abrir por volta da segunda semana de vida e eles começam a enxergar o mundo aos poucos.

Formigas, rinocerontes, tamanduás e preguiças são extremamente míopes. Já os bovinos, equinos e as lebres não têm visão central, visão foveal, aquela que nos fornece a visão de detalhes. CURIODIDADES: com frequência muitos animais são acromatas. Condição próxima da que conhecemos nos humanos como Daltonismo.

Adivinhação. Uma espécie de animal que pode utilizar um sapato ou outro adereço para ir dormir pode ser considerado o cavalo.

O animal que pode utiliza um calçado no momento de dormir é o cavalo.

E como o sistema de tendões dos morcegos é invertido, “ao dormirem de cabeça para baixo, o seu próprio peso faz com que as garras dos membros inferiores se contraiam ainda mais, não necessitando assim de gastar qualquer energia para estar agarrados e pendurados”. Apenas precisam de energia para se soltar.

Animais complexos
Assim, mesmo que os peixes não sejam capazes de sentir a dor da forma especializada como os mamíferos sentem – incluindo os seres humanos, isso não quer dizer que eles não sejam capazes de sentir dor de alguma forma.

Eles têm um truque: dormem com um lado do cérebro de cada vez! A essa adaptação dá-se o nome de sono uni-hemisférico, fenômeno no qual alguns animais dormem com apenas um hemisfério do cérebro enquanto o outro permanece acordado.

Isso acontece porque os peixes não possuem estrutura cerebral, nem terminações nervosas suficientes que permitam vivenciar sensações de dor. Ainda de acordo com o estudo, quando o animal se debate após ser fisgado, ele esta apenas reagindo de maneira inconsciente e não sofrendo.

Os olhos fechados não indicam que um tubarão está dormindo. Na verdade, a maioria destes peixões sequer fica parada enquanto descansa. Estes animais precisam se movimentar constantemente para agitar a água e deixá-la carregada de oxigênio, permitindo que ele flua sobre suas brânquias.