Qual animal representa Xangô na Umbanda?

Perguntado por: scaldeira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Leão

Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.

Considerado o "Rei da justiça", Xangô é detentor dos trovões, das tempestades e do fogo. Suas cores são o vermelho e o branco. O dia dele é a quarta-feira.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.

O Xangô, influenciado pelas religiões da África Ocidental, pratica o culto aos orixás africanos, sincretizado aos santos do Catolicismo, através do sacrifício de animais e da festa, acompanhada pelo transe e pela dança. A Jurema gira em torno dos caboclos e dos mestres, que oferecem consolo e conselhos.

SÀNGÓ - XANGÔ: A criança de Xangô é tão popular e irradia tanta energia, que todo mundo quer se aproximar dela. Não gostam de cumprir algumas tarefas, aliás prefere inspecioná-las. Ela gosta de ser o centro das atenções, por isso a cautela com ela está em mostrar-lhe que todos são importantes como pessoas.

Para se conectar com Xangô e atrair as boas energias do orixá use roupas na cor vermelha, marrom ou branca nas quartas-feiras. Neste mesmo dia você também pode tomar um banho de louro para atrair prosperidade. E as oferendas para Xangô são Amalá, Abara e Orobô.

Animais associados a Xangô: Cágado, Falcão, Águia, Carneiro e Leão.

"A umbanda não sacraliza animais, assim como Exu Tiriri não pede cachorro.

Oyá

Ao simbolizar a agremiação a borboleta se mostra como: encantamento, mudança e renovação. E na simbologia de Oyá, as várias faces da orixá: a transformação, o renascimento, o símbolo da mulher, da graça, ligeireza, pureza da alma e seres mágicos.

Uma espécie de caruru com pirão de farinha de arroz ou de mandioca, quiabo, azeite de dendê, camarão seco e cebola. No candomblé, o amalá costuma ser oferecido a Xangô.

Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta.

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá. símbolos são a pedra do raio e o oxê -- machado duplo.

Seu grito é “êi-í-í”.

Conheça como é ser filho de Xangô O filho de Xangô é justo, forte e com grande autoestima. Ele acredita no poder da justiça e se destaca em suas tarefas. As pessoas que vibram na mesma sintonia desse orixá são misteriosas, cumpridores da lei e conhecidos pela fama de namoradeiros.

A oração de Xangô, o orixá dos trovões e rei mais temido de Oyo, é indicada para pedir proteção por meio machado de duas faces, o chamado Oxé, e justiça sábia, pensada e medida a quem faz o mal.

Oferendas e Saudação
O dia da semana de Xangô é quarta-feira. Sua cor é o marrom, em alguns templos o vermelho e branco (mais comum nos Candomblés).

Algumas atribuem à Iansã uma imensa e terrível paixão por Xangô, sentimento esse que se manifestava através de sua eterna presença ao lado dele. Dado o seu caráter extrovertido, Iansã permaneceria ao lado de Xangô não só no dia-a-dia cotidiano, mas também nas guerras, nas caçadas e qualquer outra situação.