Qual animal representa oxaguian?

Perguntado por: massuncao . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Pombo - pelo seu poder de conciliação tem a proteção do jovem Oxalá, Oxaguian.

Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá. Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã. Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.

Oxaguian era chamado pelos yorubás de: Òsàgiyán (Guerreiro, dono do pilão e do inhame), Ajàgúnà (Senhor da guerra), Eléjìbò (Rei da cidade Èjìgbò) e Elémòsó (Aquele que gosta de belas roupas). Usa a idà (espada). Número: 8 (Odù éjì onílè: ajuda). Saudação: "Epà Bàbá!"

Um dos mitos diz que Oxaguian nasceu apenas de Obatalá. Não teve mãe. Nasceu dentro de uma concha de caramujo. E quando nasceu, não tinha cabeça, por isso deambulava pelo mundo, sem sentido.

É substancia por demais poderosa para ser ingerida em situações profanas. “Tudo o que o orixá come faz bem ao filho, tanto que quando ele oferece a comida tem que comer junto, para que ele não se ofenda. Mas às vezes, fora do ilê orixá, é tabu“. Ou seja, o filho deve e não deve comer.

Oxaguiã é o provedor, é o guerreiro da paz. Nunca entra numa batalha para perder, sempre ganhando suas lutas e superando quaisquer obstáculos. É sempre retratado como um guerreiro forte, astuto e conquistador, Oxaguiã rege as inovações, a busca pelo aprimoramento, o inconformismo.

Oxaguian representa a inovação. Para os yorubás ele foi Rei da cidade de Èjìgbò na Nigeria e é também chamado de Ajàgúnà (Glorioso guerreiro) e Elémòsó (Senhor dos ricos ornamentos). É dono do Owó odó (mão de pilão) e usa a Idà (espada). Sua saudação é: "Epà Bàbá!".

O que diz a umbanda
"A umbanda não sacraliza animais, assim como Exu Tiriri não pede cachorro.

Oxum Alówiw! " Oxum, A Senhora das Corujas! "

(Laroiê, Exu Gato Preto!)

Oxaguian – Contas brancas intercaladas com 8 seguís.

Esta guia é composta por seções de 8 de contas de porcelana branca e um cristal tcheco azul claro. Os entremeios são em metal e os pingentes são símbolos conhecidos de Oxaguiã: a Espada e o Pilão.

Características de Oxaguian
Dia de devoção: sexta-feira. Comida: canjica branca com oito bolas de inhame por cima. Metal: prata e outros metais brancos. Contas: miçangas brancas intercaladas com miçangas de cor azul clara.

Alguns Oxaguiã, são avessos a ostentação e a luxo, gosta do tempo mais frio, e aprecia o silêncio. são íntimamente ligados ao seu exu de trabalho, mais do que deixando-o livre, na verdade um opera como face do outro.

Faleceu na noite anterior na Ilha de Fernando de Noronha, o amigo, irmão e Pai, o "Dothe Marcelo D Ajaunci" como era conhecido carinhosamente, Pai Marcelo D Logun Edé, vitimado inesperadamente com infarto.

2- OGUNJÁ (OGUN JE AJÁ) Esse nome origina-se em razão da preferência de Ogum em receber cães em suas oferendas (somente na África). Tem ligação com Oxaguiãn e Iemanjá.

Oxaguian: Qualidade do orixá Oxalá jovem. Rege a progresso e a paz, mas é o regente da guerra (Olorogum), caminha com Ogum.

Os filhos de Oxaguian são valentes, guerreiros, combativos, geniosos, intuitivos , são instáveis, têm caráter romântico e são sensuais. Os filhos de Oxaguian não desprezam o sexo e cultivam o amor livre. Além destas características, são alegres, gostam profundamente da vida, são faladores e brincalhões.

Oxaguian foi casado com Oyá. Uma mulher chamada Oyaronke, Mas para os chegados era só "Oyá". Gostamos muito mais dos contos de fada não é?

Na casa do orixá, a ingestão de comidas votivas é não apenas permitida, mas sim obrigatória. É imprescindível participar do banquete sagrado. Se, naquele momento, o filho não comer do mesmo material de que sua cabeça é feita, o orixá oferecer-se-á.

Oxaguian é o Orixá responsável por encorajar seus filhos nas lutas diárias para que eles possam superá-las. É dinâmico e está sempre em movimento, ele rege a inovação. Sua comida favorita é o inhame (por isso criou o pilão) e seu nome é derivado justamente de seu prato preferido: Orixá comedor de inhame pilado.