Qual animal representa o direito?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Na mitologia romana, a coruja sempre esteve associada à figura de Palas Atena (Minerva) como imagem de sua sagacidade, e acabou se transformando num verdadeiro símbolo da advocacia a partir dessa relação.

Existem diversos símbolos da advocacia, do direito e do advogado. Os mais comuns e usados por diversas instituições, tribunais, faculdades e escritórios são a balança e Têmis, a deusa grega da justiça, mas outros como a coruja, a pena de escrever, o martelo do tribunal e até livros são usados em diferentes contextos.

Balança

1. Balança. Representada em objetos, fotografias, pinturas e até em logomarcas, a balança é atribuída ao significado de justiça, do comportamento correto segundo as leis e do equilíbrio.

“O Animal de Poder pode ser compreendido como se fosse um arquétipo, um símbolo de energias que existem e que podemos encontrar e manifestar dentro de nós, uma reunião de forças interiores que trazem ensinamentos para nossa evolução em todos os níveis”, explica Joanita.

Segundo a mitologia grega, a figura de mulher que representa a Justiça é a deusa Thémis, filha de Urano (Céu) e de Gaia (Terra), ela própria a deusa da Justiça.

Símbolos da Justiça

  • TÊMIS. Divindade grega, Têmis é a mais conhecida representante da Justiça. ...
  • CEGUEIRA/VENDA. A Justiça, neste símbolo, não faz distinção entre aqueles que são julgados e, portanto, a venda é um símbolo de imparcialidade. ...
  • ESPADA. ...
  • BALANÇA. ...
  • MARTELO.

vermelho

A cor que representa o Direito é o vermelho, que representa bem as carreiras humanas, as artes e também o dom da palavra escrita e falada.

Martelo. O martelo todo em madeira, utilizado pelo juiz, é um dos mais significativos e conhecidos símbolos da advocacia, do direito e da justiça.

Têmis ou Themis
Muitas pessoas não saber por que a deusa Themis é um símbolo do direito. Ela leva esse título porque na mitologia grega ela era conhecida como a deusa da justiça. Filha de Urano (céu) e Gaia (terra), Themis é tradicionalmente representada com uma venda nos olhos.

Ela simboliza o poder, que pode ser tanto de destruição (do direito contra a injustiça) quanto de construção (em prol da manutenção da paz e justiça).

''O símbolo da autoridade era o anel na Idade Média, como o anel do bispo ou do papa. A simbologia confirmava a formação, a pessoa fazia o curso e como reconhecimento portava a jóia.

DIKÉ: divindade grega que representa a Justiça, também conhecida como Dice, ou ainda, Astreia.

Os gorilas são o exemplo do Líder Autocrático. É um grande e poderoso líder encarregue de todas as decisões do seu grupo.

Orcas, elefantes, leões, hienas, abelhas e bonobos estão estre os animais que possuem grupos liderados por fêmeas experientes e seguras.

ABELHAS, golfinhos, elefantes e muitos outros animais selvagens vivem em grupos cooperativos governados por um único líder. E, assim como ocorre em sociedades humanas, esses governantes seguem diferentes caminhos para chegar ao poder.