Qual animal representa Bara?

Perguntado por: iquarteira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Bará, a aranha pertence à Oxum. Dizer que pertence à algo é porque este participa. matas, estando aliados aos caboclos e animais selvagens.

O caçador Oxóssi caminha sem ser notado e pela observação, obtém o conhecimento das possíveis ameaças que passam pelo seu caminho, como a pegada de uma onça que possa ataca-lo, ou a trilha de uma cobra venenosa que possa mordê-lo.

Assim, seguindo a Nação de Oyó, teremos em 2018 a regência de Bará, o orixá dono das chaves, das encruzilhadas e caminhos. Sua cor é a vermelha e seu número é o 7.

vermelha

Na maioria das tradições a guia de Bará é predominantemente vermelha, existindo variações que mesclam com marrom ou preto.

O Orixá Bará é o Princípio de Movimento e Interligação, é também o mensageiro dos Orixás. Bará pode ser o mais benevolente dos Orixás se é tratado com consideração e generosidade. Ele é dono das chaves dos portais, encruzilhadas e caminhos. Suas saudações, obrigações e cortes, devem sempre ser feitos em primeiro lugar.

Pierre, conhecido por Lorde da Morte, este Exu teve em sua história muitas tristezas, uma delas foi não ser reconhecido como lorde. Inclusive Pierre... Após isso chegou ao plano espiritual com o título Lorde da Morte e posteriormente Exu da Morte na mesma linha seguem os Exus de cemitérios e Exu Caveira.

Exu é um orixá guardião da comunicação, que faz parte das religiões originárias da África, como Candomblé e da Umbanda. É uma das entidades mais conhecidas e cultuadas pelos adeptos dessas religiões no Brasil.

Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...

Xangô

Orixá Xangô - Cultos à natureza - SAPO Lifestyle.

Resumo. Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim.

Oxóssi: orixá da caça e protetor das florestas e animais.

Abra para mim os caminhos da felicidade, os caminhos financeiros, os caminhos profissionais, com as suas 7 chaves de ferro e me dê a graça de poder viver sem os obstáculos. Glorioso Pai Bará, tu que sabes de todos os segredos do céu e da terra, ouve a minha oração e atende a prece que vos dirijo.

BARÁ ADAGUE: Recebe suas oferendas nas encruzilhadas; seu assentamento é feito dentro do templo; é um dos mais requisitados, pois faz a frente de Ogum, Oyá, Xangô, Odé, Otim, Obá, Ossãe e Xapanã. BARÁ LANÃ: Trabalha nos cruzeiros (encruzilhadas). Tem as mesmas atribuições do Bará Adague.

Para saudar o Orixá Bará foram utilizadas duas bacias de pipoca que serviram para abrir o ritual no cruzeiro e realizar um chuveiro de pipoca em todos que estavam presentes no local. A pipoca representa abertura, representa luz, a luz que se abre na imensidão da escuridão.

Flor: Flor de Santo Antônio / Orixá: Bará = Esta essência floral traz o equilíbrio da matéria e do espírito. De um lado atua nos aspectos negativos no ser humano, como desvio de personalidade, índole mentirosa, vida boêmia e vícios - cigarro, drogas, álcool, compulsão sexual.

Hierarquia dos Exús: Os Exús e Pomba-giras prestam obediência ao Chefe da Casa. No caso do Ilê de Bará com Xangô é o Exú Tranca Rua das Almas e Maria Padilha das Almas.

No dia 13 de junho é comemorado o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro para os católicos, e Bará, para as religiões de matriz africana.

Os filhos de Bará possuem um caráter ambivalente, ora são pessoas inteligentes e compreensivas com os problemas dos outros, ora são bravas, intrigantes e ficam muito contrariadas. As pessoas de Bará não têm paradeiro, gostam de viagens, de andar na rua, de passear, de jogos e bebidas.

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião.

Bará: dono das chaves e dos caminhos.