Qual animal representa a tristeza?

Perguntado por: ecampos . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Bode. O animal demonizado pelos cristãos, o bode era muito associado a líbido e fertilidade para os pagãos.

raposas

As raposas são animais astutos, ligados ao poder feminino. Com simbolismo bastante ambíguos, podem representar habilidade para enganar, como também a inteligência, sabedoria, magia e a divindade feminina. Esse animal está ligado à resiliência, capacidade de se adaptar e superar desafios e adversidades.

Caracol: simboliza a regeneração periódica. Cabra/cabrito: determinação para chegar ao topo; nutrição. Cavalo: simboliza poder interior, liberdade de espírito, viagem xamânica, força, clarividência. Centauro: ligação homem-animal, anarquia, sexualidade, fertilidade, conhecimentos de cura.

O cervo, assim como os animais que a ele se assemelham, como o gamo, o alce e a gazela, é um símbolo de pureza primordial, de liberdade, de fecundidade e de vida.

A raiva apresenta três ciclos de transmissão: – urbano: representado principalmente por cães e gatos; – rural: representado por animais de produção, como: bovinos, eqüinos, suínos, caprinos; – silvestre: representado por raposas, guaxinins, primatas e, principalmente, morcegos.

Acredita-se que o personagem Leitão representa o transtorno de ansiedade generalizada. Isso é facilmente percebido em seu comportamento constantemente ansioso. Qualquer coisa que aconteça ou que possa acontecer já é motivo para alarde.

Os cisnes criam laços duradouros com o seu parceiro e, depois da sua morte, nunca voltam a procurar outro companheiro.

O peixe era um sinal da fé cristão. Este símbolo foi utilizado pelos primeiros cristãos. Durante o período de perseguição, para saber se uma pessoa era seu “irmão na fé”, os adeptos ao cristianismo costumavam desenhar um arco na areia.

Os símbolos que nós Autistas elegemos são o infinito vermelho, a cor vermelha, e nosso mascote, animal símbolo do autismo, é o gato.

Com um coração assim tão forte, a girafa ilustra na CNV a linguagem do coração, uma forma de se comunicar com o olhar mais amplo para as situações, desprovido de juízo de valor, apenas observando com empatia e uma conexão afetuosa.

A Fênix é uma ave mitológica que representa os ciclos da vida, o recomeço e a esperança num futuro melhor. De origem egípcia, o mito está presente em várias culturas como a grega, romana, árabe e chinesa.

Além dos animais citados, o lobo, o dragão e o basilisco também exprimem a inveja (VINCENT-CASSY, 1980, pp. 255- 256).

A raposa é símbolo da inteligência, astúcia, solução de problemas e, às vezes, pilantragem. São animais que sabem se virar bem sozinhos. Apesar disso, algumas culturas e religiões vêem o animal como a personificação da falsidade e trapaça, como é o caso do cristianismo.

Elefantes
Embora os elefantes não estejam entre os animais que acasalam por toda a vida, a família de elefantes estabelece um alto padrão de lealdade familiar.

Enquanto quinto signo do Zodíaco, o leão é regido pelo Sol e simboliza a alegria de viver, o orgulho, a ambição e o domínio.

Os elefantes são muito escolhidos para representar as famílias.

O Leão também pode ser o símbolo das forças divinas. Com efeito na iconografia medieval a cabeça e a parte anterior do Leão simbolizam a natureza divina de Cristo.