Qual animal que vive mais de 200 anos?

Perguntado por: dgalvao . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O tuatara (Sphenodon punctatus) é uma espécie de réptil endêmica da Nova Zelândia que vive em média entre 100 e 200 anos.

A criatura gelatinosa vive por no mínimo, 500 milhões de anos, ou possivelmente mais. Mas um determinado tipo de água-viva vive pela eternidade. A espécie Turritopsis dohrnii é o único animal capaz de reverter completamente fase de pólipo depois de ter alcançado determinada idade.

tubarão da Groenlândia

Um tubarão da Groenlândia (Somniosus microcephalus) foi o animal vertebrado mais velho do mundo. Ele alcançou, quando vivo, quase 400 anos de idade, de acordo com a revista Science. Graças a seu metabolismo (bem) lento, o animal vive aproximadamente 400 anos.

Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos. Infelizmente, estes mesmos pesquisadores mataram o molusco ao tentar abrir a concha para estudá-lo melhor.

Lamellibrachia

Lamellibrachia (250 anos)
Este é um tipo de poliqueta, ou seja, um tipo de anelídeo (minhoca) marinho, que vive no fundo do mar perto de hidrocarbonetos. Seu comprimento pode passar dos três metros, e a espécie vive mais de 250 anos.

Turritopsis nutricula

O animal mais longevo existente na Terra é uma água viva chamada Turritopsis nutricula, recentemente renomeada para Turritopsis dohrnii, que não morre nunca. Ao que tudo indica, as hidras podem ter escapado da senescência e ser, potencialmente, imortais.

baleia-azul

Essa espécie habita a Terra há mais de 200 milhões de anos e acredite ou não, ela tem um terceiro olho. Ela vive por volta de 100 anos e há registro de alcançar a marca de 111. Um dos maiores animais existentes, a baleia-azul pode ter até 30 metros de comprimento.

De acordo com a EOL, o Triops é um fóssil vivo. Ele conviveu com os primeiros mamíferos do período Triássico, há 220 milhões de anos, tornando-se a espécie animal viva mais antiga conhecida pelo ser humano. O camarão, apesar de seu pequeno tamanho de 6 a 11 centímetros, assemelha-se ao caranguejo-ferradura.

Ming, um molusco oceânico da espécie Arctica islandica, foi inicialmente pensado para ter 402 anos de idade. Mas os cientistas que o encontraram em um fundo do mar perto da Islândia, em 2006, agora dizem que uma análise mais aprofundada revelou que o molusco tinha incríveis 507 anos quando foi descoberto.

O animal mais raro do mundo habita a China e o Vietnã. A tartaruga rara ficou conhecida em 1873 pelo especialista do Museu Britânico John Edward Gray. Ela foi nomeada como Oscaria swinhoei, descrita como a mais bonita espécie que Gray já havia visto na época.

Golfinhos

Golfinhos: a inteligência na água
Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.

75 anos

A atual expectativa de vida no Brasil é de 75 anos. Mas, imagine só viver o dobro de tempo! Um grupo de pesquisadores de Singapura afirma ter descoberto a expectativa de vida máxima dos seres humanos. Com a saúde em perfeito estado, pessoas podem viver entre 120 e 150 anos.

bicho-preguiça

O bicho-preguiça é o animal mais lento do mundo, tanto que dá preguiça só de ver. Brincadeiras à parte, o seu nome tem sido usado em diversas frases quando queremos fazer referência à extrema lentidão e até ao tédio. A sua visão é míope e este animal têm a audição e olfato pouco desenvolvidos.

Na expectativa de vida, o negro também perde: vive, em média, 65,12 anos, enquanto o branco vive 71,23 anos. A expectativa de vida média é de 68 anos no Brasil.

efemerópteros

Não é apenas um bicho, mas uma classe inteira de insetos detém o recorde de vida mais curta do reino animal. Os efemerópteros (ordem Ephemeroptera), como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas.

Efeméridas

Efeméridas — 24 horas
As efeméridas têm a expectativa de vida mais curta do mundo — 24 horas — e daí vem o seu nome. Existem 2.500 espécies diferentes desse inseto e elas vivem apenas até se reproduzirem.

As baleias-jubarte, as baleias-beluga e as baleias-piloto-de-aleta-curta vivem, em média, até os 50 anos. Já no caso da baleia-franca-do-pacífico, o tempo de vida pode se prolongar, alcançando a média dos 70 anos.