Qual o animal que vive 400 anos?

Perguntado por: zcustodio3 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

tubarão-da-groenlândia

O tubarão-da-groenlândia é o vertebrado de maior longevidade do mundo. Pode viver 400 anos — o dobro da idade do animal terrestre mais longevo: a tartaruga-gigante.

Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.

Com cerca de 20 centímetros de diâmetro e tem espinhos de até 8 cm, os ouriços são uma espécie para lá de curiosa, e que pode viver aproximadamente 200 anos de idade. A expectativa da Carpa é de aproximadamente 60 anos, porém há relatos de alguns seres dessa espécie que ultrapassaram os 200 anos de idade!

Lamellibrachia

Lamellibrachia (250 anos)
Este é um tipo de poliqueta, ou seja, um tipo de anelídeo (minhoca) marinho, que vive no fundo do mar perto de hidrocarbonetos. Seu comprimento pode passar dos três metros, e a espécie vive mais de 250 anos.

Com base nas medidas de sua concha, os especialistas calculam que Jonathan nasceu por volta de 1832. Nascida logo após a morte de Napoleão, a tartaruga Jonathan é agora oficialmente o animal terrestre vivo mais antigo do planeta.

75 anos

A atual expectativa de vida no Brasil é de 75 anos. Mas, imagine só viver o dobro de tempo! Um grupo de pesquisadores de Singapura afirma ter descoberto a expectativa de vida máxima dos seres humanos. Com a saúde em perfeito estado, pessoas podem viver entre 120 e 150 anos.

Tartaruga-gigante-de-Galápagos
A tartaruga-gigante-de-Galápagos (Chelonoidis nigra) é uma espécie terrestre endêmica das Ilhas Galápagos, um arquipélago no Oceano Pacífico, pertencente ao Equador.

efemerópteros

Não é apenas um bicho, mas uma classe inteira de insetos detém o recorde de vida mais curta do reino animal. Os efemerópteros (ordem Ephemeroptera), como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas.

O animal mais raro do mundo habita a China e o Vietnã. A tartaruga rara ficou conhecida em 1873 pelo especialista do Museu Britânico John Edward Gray. Ela foi nomeada como Oscaria swinhoei, descrita como a mais bonita espécie que Gray já havia visto na época. Estudos indicam que o gênero réptil Rafetus é muito antigo.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra. Esse mamífero pode ser encontrado em regiões da África Central e Ocidental.

elefante-africano

Elefante
O elefante-africano é considerado o animal terrestre mais forte do mundo em força absoluta. A tromba é seu principal instrumento e pode levantar cerca de 350 kg com facilidade. Além disso, com seus troncos poderosos, eles podem carregar até 9 toneladas nas costas e derrubar árvores.

Datado de 85 mil anos atrás, o achado, que possivelmente é uma baleia-azul ou baleia-comum, possui 15 metros de comprimento, com a mandíbula sozinha alcançando 2,25 metros.

Peixe-relógio

Peixe-relógio (150 anos)
Além disso, este peixe-relógio viveu 150 anos - uma idade incrível para um peixe e que, portanto, coloca esta espécie como um dos animais que vivem mais tempo do planeta.

Turritopsis dohrnii

No ciclo da vida, todos os seres vivos nascem, crescem, reproduzem-se e morrem, não é verdade? Não, nem todos os organismos passam por essas etapas. Uma espécie de cnidário conhecida como Turritopsis dohrnii consegue driblar a última e mais preocupante etapa do ciclo e, por isso, é considerada imortal.

Bobi

O cachorro mais velho do mundo está vivendo na casa dos 30 anos. Bobi, um cão português que foi declarado o cachorro mais velho do mundo pelo Guinness World Records em fevereiro, comemorou seu 31º aniversário na quinta-feira (11), de acordo com um comunicado de imprensa do Guinness.

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.