Qual animal que tem 4 estomagos?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

vacas

Diferentemente das pessoas, as vacas possuem quatro estômagos e são chamadas de animais ruminantes. Com todos esses estômagos, as vacas conseguem retirar muita energia das fibras encontradas nas plantas.

Os animais que fazem parte deste grupo são os bovinos, ovinos, caprinos, bubalinos, girafas, veados e muitas vezes, até os camelos e as lhamas, por possuírem um complexo estômago, com três ou quatro compartimentos.

Ovelhas, deste grupo, são mais herbívoras, enquanto cabras e cervos são pastadores. A principal diferença entre os ruminantes e os animais de um único estômago (chamados monogástricos), tais como as pessoas, cães, e porcos, é a presença de um estômago com quatro compartimentos.

Os ruminantes são mamíferos herbívoros que possuem vários compartimentos gástricos, por isso também denominados de poligástricos, que ao contrário dos monogástricos que possuem um só compartimento gástrico, o estômago, os ruminantes possuem quatro, o rúmen, retículo, omaso e abomaso.

Girafas possuem quatro estômagos para ajudar a digestão. E você sabia que a distância das pernas das girafas ao coração é duas vezes maior que a dos seres humanos? Isso exige uma pressão arterial muito maior, exercendo uma tensão muito maior nos seus vasos sanguíneos.

Diferentemente do que muitos pensam, os cavalos não são animais ruminantes, ou seja, não possuem estômago com vários compartimentos. Trata-se de animais monogástricos, isto é, que apresentam apenas um estômago simples. A digestão das fibras ocorre no intestino grosso desses animais.

4

Os ovinos (ovelhas) e os caprinos (cabras) fazem parte da mesma família, a Bovidae. Ou seja, são parentes dos bois e das vacas. Esses são animais ruminantes, capazes de digerir grama e com 4 estômagos cada um.

As aves e os porcos são animais com um estômago simples, com uma população microbiana moderada no intestino grosso para um maior aproveitamento dos nutrientes.

As vacas, assim como os demais animais bovinos, possuem apenas um estômago. No entanto, o órgão possui quatro separações, classificadas como retículo, omaso, abomaso e o mais conhecido, o Rúmen.

O sistema digestório das aves possui um estômago químico, que é chamado de proventrículo, e uma região onde ocorre a digestão mecânica denominada moela.

Os hipopótamos são considerados pseudoruminantes, tendo um estômago composto com três ou quatro câmaras, mas não fazem a comida voltar à boca, de modo a proceder à ruminação.

Os animais ruminantes são mamíferos herbívoros que se caracterizam por mastigar novamente o alimento que retorna do estômago. Esses animais apresentam também um estômago dividido em quatro compartimentos. São exemplos de ruminantes, o boi, o carneiro, o veado, o camelo e a cabra.

O sistema digestivo dos bovinos, portanto, é composto por boca, faringe, esôfago, pré-estômagos, abomaso, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

O estômago de ruminantes tem quatro compartimentos: o rúmen, retículo, omaso e abomaso.

ornitorrincos

1. Eles não têm estômagos. Os ornitorrincos não são os únicos que abdicaram por uma parte produtora de ácido de suas tripas. Além deles um quarto dos peixes também possuem um esôfago que se conecta diretamente com os seus intestinos.

Seu aparelho digestivo é semelhante ao dos ruminantes: ou seja, não possui papo, possui 2 estômagos, 2 cecos, longo intestino grosso, digestão bacteriana e alimenta-se de ração e pasto verde. Dotado de vida longa (50 a 70 anos de vida), a ave conta com 20 a 30 anos de ciclo reprodutivo – início com 2-3 anos.

As 18 girafas importadas da África do Sul pelo BioParque do Rio em novembro do ano passado custaram 203,1 mil dólares: cada animal saiu a 11.288 dólares. Na cotação atual, esse montante representa R$ 1,07 milhão: R$ 59.489 por girafa.

Especificamente, as vacas passam 3 horas por dia no sono NREM, 30-45 minutos por dia no sono REM e 8 horas por dia cochilando. As vacas também podem cochilar e dormir um pouco o sono NREM quando forçadas a ficar de pé, embora isso normalmente não seja observado.

Esse silêncio todo tem uma explicação biológica: a traqueia de uma girafa é mais estreita que a dos outros animais para reduzir a quantidade de ar parado no enorme pescoço – se houvesse muito, a respiração do animal seria dificultada.