Qual animal enxerga melhor no escuro?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Olho no lance

  • Visão panorâmica. Os campeões são os coelhos, que têm uma incrível visão periférica de 360 graus. ...
  • Visão noturna. No escuro, a medalha de ouro da visão vai para a coruja, que enxerga um ratinho a mais de 80 metros de distância — e isso numa noite sem lua! ...
  • Visão de longo alcance. ...
  • Visão colorida.

Veronica Seider entrou para o livro dos recordes por possuir a melhor visão do mundo. Em outubro de 1972, a Universidade de Stuttgart relatou que Verônica possuía uma acuidade visual mais de 20 vezes melhor que a média da população. Ela conseguia identificar pessoas a uma distância de mais de 1,6 km.

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra. Esse mamífero pode ser encontrado em regiões da África Central e Ocidental. Naturalmente, costuma viver em grupos nas florestas.

Os únicos bichos que enxergam em preto e branco são os que possuem um único pigmento, como os peixes abissais, que vivem em locais de baixíssima iluminação, onde não há cores para serem vistas. No extremo oposto há um camarão com 12 tipos de pigmentos.

Nossa retina possui três tipos de cores que são capazes de captar o azul, vermelho e verde, o que permite que enxerguemos uma variedade enorme de cores. Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.

Cavalos, assim como outras espécies, são naturalmente mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer e, portanto, sua visão parece melhor do que a nossa a meia-luz. De fato, o tamanho dos seus olhos sugere que eles estão adaptados para ver com pouca luz.

Enquanto os humanos são capazes de enxergar 150 cores e terem sensibilidade para perceber as cores vermelha, azul e verde, os cachorros limitam-se apenas a 40 cores e são sensíveis apenas alguns tons das cores azul e amarela, vendo todo o rest em cinza.

Os felinos possuem um número bem maior de bastonetes, células da retina responsáveis pela visão noturna e periférica, que comentamos acima. Como estas células absorvem muito mais luz, estes bichinhos se habituam rapidamente a falta de luminosidade.

Qual é o animal que não fecha os olhos? Resposta: Peixe.

A pomba possui até cinco tipos diferentes de cones, logo percebe mais cores do que um ser humano. A borboleta possui quatro tipos diferentes de cones. Um tipo de camarão tem pelo menos doze classes de células sensíveis à cor e provavelmente seja o animal que mais cores percebam.

Cães enxergam melhor de longe que de perto, já os gatos o contrário. Apesar de conseguirem ver as cores, elas apresentam-se menos vívidas quando compradas a forma vista pelos humanos e, para piorar, têm dificuldades em diferenciar as cores verde e vermelho. Para eles, ambos apresentam-se em variações do cinza.

1. Gatos e cachorros. Como indicam estudos, os cães e os gatos têm a visão muito mais fraca que a nossa e não são sensíveis à grande parte dos tons existentes por aí.

A resolução máxima da nossa visão é de 576 megapixels. O valor foi apresentado por Paulo Schor, oftalmologista da Unifesp, que fez o cálculo baseado num ângulo de visão de 120 graus. O especialista é categórico ao defender que o Full HD é o limite de resolução que nossa visão consegue distinguir.

Dessa forma, nossos olhos são capazes de captar apenas um pequeno intervalo de frequência das ondas eletromagnéticas – entre 750 nanômetros (7,5.10-7 m) e 400 nanômetros (4,0.10-7 m), referentes ao vermelho e ao violeta –, ao qual damos o nome de espectro visível.

A águia, assim como todas as aves de rapina e demais animais predadores tem visão frontal para poder ver, calcular distância e encontrar suas presas. A visão frontal é uma característica de animais carnívoros. Os animais com visão frontal tem senso de profundidade ao ver um objeto com os dois olhos ao mesmo tempo.

Logo, juntamente com répteis e anfíbios, os peixes não seriam capazes de sentir dor.