Qual animal é o sono?

Perguntado por: agoncalves6 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Sono como conhecemos só existe em mamíferos, aves e alguns vertebrados (animais que possuem coluna vertebral). E, mesmo entre estes animais, o sono varia muito, conforme a anatomia, a fisiologia, e a necessidade de adaptação do animal ao ambiente em que vive.

preguiça

A natureza da preguiça permite que ela conserve energia, movendo-se mais devagar do que qualquer outro mamífero do planeta.

As formigas nunca dormem. Elas trabalham por turnos e, para poder descansar, apenas diminuem o seu metabolismo, entrando assim num estado de latência.

Não são apenas os mamíferos que conseguem dormir sem se deitar! Aves como patos, galinhas, flamingos, pombos, cegonhas, canários, gaivotas, pardais e andorinhões também se mantêm em alerta enquanto descansam.

Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.

Ogum Oru é visto como uma figura feminina que vem durante a noite tirar a paz e causar o que conhecemos como paralisia do sono.

Conheça Arturo, o “animal mais triste do mundo”. Nascido nos EUA, o urso polar de 29 anos vive em um zoológico de Mendoza, na Argentina, há duas décadas.

Bicho-Preguiça
Ele passa quase toda a vida nas copas das árvores e seus movimentos são extremamente lentos.

Ao invés de deitar e fechar os olhos, os peixes simplesmente se tornam inativos pelo período de descanso. A forma que mostram essa inatividade muda conforme a espécie de peixe, porém, é correto afirmar que a maioria fica parado com as guelras quase sem movimento.

Cientistas já sabiam que tubarões não dormem ou descansam da mesma maneira que mamíferos: por exemplo, alguns tubarões precisam nadar constantemente, inclusive durante o sono, para manter a água com oxigênio fluindo em suas brânquias. Isso apontaria não para um sono, mas um “descanso”.

Eles têm um truque: dormem com um lado do cérebro de cada vez! A essa adaptação dá-se o nome de sono uni-hemisférico, fenômeno no qual alguns animais dormem com apenas um hemisfério do cérebro enquanto o outro permanece acordado.

Os pesquisadores identificaram um sinal sutil que permite diferenciar os mosquitos parados daqueles dormindo. Quando eles entram no estado de sono, suas patas traseiras abaixam e seu corpo se aproxima da superfície.

De fato, o cavalo dorme em pé, mas ele também pode se deitar e isso não significa que está doente. Anatomicamente, o equino consegue dormir assim devido aos ligamentos chamados suspensores do boleto. Os ligamentos são capazes de fixar as articulações das pernas, impedindo-as de se dobrarem enquanto está dormindo.

Elas não têm pálpebras por isso os olhos não se fecham como outros animais. Porém, acredita-se que elas durmam aproximadamente 18 horas por dia”, esclarece.