Qual animal é imune ao veneno da mamba-negra?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Gambá é um dos únicos animais imunes ao veneno das serpentes; saiba por quê - Instituto Butantan.

Mamíferos (como gambás, ouriços e mangustos); Aves (águias, falcões, aves secretário, corujas, emas e seriemas); Répteis (algumas espécies de cobras e lagartos); e alguns tubarões.

O sistema imune do cavalo é estimulado a fabricar uma grande quantidade de anticorpos contra o veneno, que quando são ejetados na pessoa que foi picada, neutraliza o efeito do veneno.

Gambá

Gambá é um dos únicos animais imunes ao veneno das serpentes; saiba por quê - Instituto Butantan.

A espécie Inland Taipan é considerada a cobra mais venenosa do mundo. Possui um veneno hemotóxico potente e complexo (que faz o sangue se liquefazer, destruindo as células sanguíneas, causando hemorragias internas), inoculado por meio de duas presas fixas, na parte posterior da boca.

A mordida da mamba-negra costuma ser fatal, a não ser que um antídoto seja administrado imediatamente. A pessoa picada pela mamba-negra geralmente morre em 45 minutos. Essas cobras são responsáveis por muitas mortes e são, muitas vezes, consideradas as mais mortais do mundo e a espécie mais venenosa da África.

A mamba-negra não é a serpente mais venenosa do mundo, mas certamente é uma das mais perigosas. A pessoa que tiver a infelicidade de dar de frente com uma mamba-negra tem apenas uma opção: correr! Caso a cobra se sinta ameaçada e morda, seu veneno pode matar em apenas 30 minutos.

O veneno de uma das cobras mais letais, a mamba negra, está sendo usado no desenvolvimento de um analgésico tão poderoso quanto a morfina, mas sem os efeitos colaterais associados ao opioide.

hienas

Apesar de não possuírem predadores quando adultos, leões e hienas são concorrentes por ocuparem o mesmo nicho ecológico. Leões podem roubar a presa das hienas para se alimentarem, causando brigas entre as duas espécies mesmo sem que haja alimentos próximos.

Na gravação, a muçurana engole a cascavel viva após batalha incrível. Quem vê o vídeo de uma cobra engolindo outra se impressiona e com certeza pode pensar na seguinte frase: “Cara, é igualzinho no meu trabalho”. Brincadeiras à parte, a muçurana representa uma das mais exóticas espécies de cobra.

A picada de cobra em gato ou cachorro leva a um quadro de coagulopatia tuberculosa, caracterizada pela dificuldade do sangue em coagular. Isso acaba fazendo com que o animal sangre, muitas vezes, até a morte. Como o veneno age mais rapidamente no cachorro, a coagulopatia ocorre mais cedo do que nos gatos.

Oxyuranus microlepidotus

A cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH), é conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus).

Quando um cavalo morde alguém, geralmente ele está querendo brincar, mas não sabe que o outro cavalo não sente a dor que os humanos sentem. Há pontos positivos e negativos nesse comportamento. Um ponto positivo é saber que o cavalo te vê como um amigo e quer brincar com você.

Os índios mais jovens aprenderam com os antigos o uso eficaz da batata de surucuína contra picadas de cobra. Aprenderam mais com os antigos, sobre a cana do macaco, de cujo talo se extrai um sumo que também é antídoto.

O acauã, o carcará, o gavião-preto, a águia-cinzenta e o carrapateiro predam animais peçonhentos, principalmente jararacas e cascavéis.

Segundo Con Slobodchikoff, comportamentalista animal e autor de Chasing Doctor Dolittle: Learning the Language of Animals, os gatos são geneticamente programados por instinto para evitar cobras. “Pepinos parecem cobras o suficiente para que o medo instintivo de cobras do gato apareça”, disse ele à ABC News.

Em 2002, os cientistas identificaram e isolaram do sangue do gambá sul-americano ( Didelphis marsupialis ) duas proteínas que inibem toxinas presentes no veneno das cobras. O grupo acaba de clonar e seqüenciar os fragmentos de DNA responsáveis pela síntese dessas moléculas.

Jiboia (Boa constrictor)
Serpente não-peçonhenta que mata por constrição, envolvendo o corpo das presas e as esmagando. Pode alcançar até 4 metros de comprimento. Possui hábitos semi-arborícolas (muitas vezes é encontrada em árvores).

Cobra Cascavel

Cobra Cascavel
As cascavéis são da mesma família que a Jararaca, e podem ser encontradas no México e na Argentina. Aliás, a Cascavel é a única serpente das Américas na lista das mais venenosas.

A mamba-negra, de nome científico Dendroaspis polylepis, é uma cobra grande e muito venenosa da família Elapidae. Ela é a segunda maior cobra venenosa existente, podendo chegar a 3 metros de comprimento quando adulta.